Pós graduação o que é e qual a melhor para você

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Uma pós graduação é o caminho natural para você melhorar seu currículo após a graduação e começar a se especializar na sua área de formação. De fato, se especializar ainda mais e conseguir-se tornar uma autoridade de referência num determinado nicho é imprescendível. Certamente, uma das formas de você conseguir isso é por meio de uma pós graduação. Entretanto, mesmo sendo um tema antigo, há várias dúvidas como o que são, quais são e qual devo fazer que permeiam esse assunto.

Então, tendo isso em vista, hoje nós dá MeuGuru, trouxemos um guia completo sobre pós graduações para você. Decerto, com esse guia você vai entender o que são e quais são os cursos de pós graduação que temos no Brasil. Além de que, vamos te explicar as principais características de cada um, assim, você poderá conhecer essas alterantivas que podem turbinar seu currículo e diferenciá-lo no mercado de trabalho.

Figura que remete a estudos e a escolhas profissionais como uma pós graduação.
Ao conhecer a sua área de atuação, a escolha de uma pós graduação torna-se mais fácil.

Entendendo o que é uma pós graduação

Primeiro de tudo, é importante entendermos o que o termo pós graduação quer dizer. Com efeito, esse é um termo guarda-chuva, uma vez que não designa um curso específico, mas, uma modalidade de cursos que possui uma característica fundamental: presceder um curso de graduação.

Quem pode fazer uma pós graduação ?

Portanto, podemos dizer que uma pós graduação é um curso que exige, como titulação mínima, que o cadidato tenha feito uma graduação. Assim, isso já nos mostra que qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação pode ingressar e cursar uma pós graduação. Ademais, ao terminar uma pós graduação, você receberá um certificado de Lato Sensu ou diploma de Stricto Sensu, que do latim refere-se a especializar-se.

Entretanto, ao dizermos que esse é um termo guarda-chuva, estamos ainda dizendo que há muita coisa por trás dele. Decerto, quando nos referimos a pós graduações, entramos num universo em que temos várias possibilidades de cursos. Em que, cada opção possui um objetivo específico e se adequa a necessidades científicas ou profissionais de indivíduos e instituições.

Em particular, as pós graduações que temos são: Especealização, MBA, Mestrado (que pode ser de dois tipos, profissional ou acadêmico) e Doutorado. Com isso em mente, vamos conhecer um pouco do que são e os propósitos desses cursos.

Especialização: A conhecida “pós”

Em suma, os cursos de especialização são uma modalidade de pós graduação lato sensu que objetiva o aprofundamento de conhecimentos em uma área específica. Há muitos anos, a noção de pós graduação se atrelou com o curso de especialização devido a sua alta disseminação. Entretanto, atualmente vemos uma forte difusão de outros cursos lato sensu, o que vem ocasionando essa dissociação.

Geralmente, os cursos de especialização têm uma abordagem mais prática e voltada para o mercado de trabalho, com foco em temas atuais e relevantes da área. Porém, há especializações com foco teórico que agem como um complemento a graduação.

Quanto a sua duração, esses cursos, variam de um ano até dois. Além disso, esses podem ser realizados de forma presencial ou a distância, com aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos em grupo e atividades de pesquisa. Ao final do curso, os estudantes devem apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e com isso, tornam-se aptos a receber um certificado de especialização, que é válido em todo o território nacional e pode ser utilizado para comprovar a especialização em determinada área para empregadores, clientes ou outros interessados

Para quem se destina uma especialização?

Em geral, um curso de especialização se destina para pessoas que querem complementar suas formações de forma rápida e prática. Com o tempo de conclusão sendo curto, é possível que você consiga terminar sua especialização rapidamente o que já te fornece um diferencial do mercado de trabalho.

Master in Business Administration: O famoso MBA

O MBA é a sigla em inglês para Master of Business Administration, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Em linhas gerais, o MBA se trata de uma modalidade de pós-graduação lato sensu. Todavia, é voltada para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão e negócios. Logo, esses cursos focam-se em uma abordagem prática e voltada para o mercado de trabalho. Assim, direcionando-se para temas relevantes da área de negócios, como gestão de empresas, marketing, finanças, estratégia, liderança e empreendedorismo.

Ademais, como toda pós graduação, ele pode ser oferecido em instituições públicas e privadas e em geral possui duração de 18 até 24 meses. As quais podem ser realizadas de forma presencial ou a distância com aulas teóricas e práticas, estudos de caso, trabalhos em grupo e atividades de pesquisa. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão de MBA que é válido em todo Brasil

Para quem se destina um MBA?

Dado seu foco, os MBA se tornam uma ótima opção para pessoas que já empreendem ou que querem desenvolver seus própios negócios. Entretanto, é importante a ser dito que qualquer pessoa pode cursar um MBA. Em particular, mesmo que você não seja desse nicho alvo, poderá desenvolver várias soft skills importantes para o mercado de trabalho em geral.

Mestrado

Os cursos de mestrado são cursos já bem estabelecidos no país. Ademais, são cursos de pós graduação Stricto sensu que duram de 18 a 24 meses. O quais, objetivam a formação aprofundada em temas teóricos seja para fins acadêmicos ou para profissionais. Por conta disso, esse curso possui duas divisões em modalidades, a profissional e acadêmica.

Entretanto, ambos possuem a similaridade de serem oferecidos por instituições de ensino superior. Além isso, sa carga horária mínima é de 360 horas, conforme regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Todavia, nas duas vertentes os estudantes recebem um diploma e, consequentemente, o título de mestre. Agora, vamos conhecer um pouco desses cursos. A propósito, caso você se interesse por esse curso, pode ver muitos outros detalhes nosso artigo: Mestrado: Dicas para arrasar na sua seleção.

Mestrado profissional: Uma pós graduação para o mercado de trabalho

O mestrado profissional é um curso de pós graduação voltado para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Entretanto, em uma área específica do conhecimento, com foco na aplicação prática em suas carreiras profissionais.

Durante o curso, os alunos realizam disciplinas teóricas e práticas, seminários, trabalhos individuais e em grupo e atividades de pesquisa aplicada. Ademais, ao longo do curso o estudante possui um professor orientador associado. Decerto, esse orientador irá guiar o estudante no desenvolvimento do seu trabalho de pesquisa e suas aplicações.

Além disso, ao final do curso, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso, que pode ser um projeto prático, uma consultoria, um estudo de caso ou uma dissertação que busquem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso na solução de problemas reais do mercado de trabalho.

Para quem se destina um mestrado profissional?

Assim, o mestrado profissional é uma opção interessante para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e competências em uma área específica do conhecimento, sem necessariamente seguir uma carreira de pesquisa científica com fins acadêmicos. Por outro lado, esses cursos também tornam-se boas opções para empresas e organizações que desejam investir na formação de seus colaboradores e aplicar novos conhecimentos e práticas em suas atividades.

Mestrado acadêmico

Já o mestrado acadêmico, não objetiva uma formação profissional direta, mas sim, a produção de conhecimento científico e acadêmico. Em geral, os alunos desses cursos realizam disciplinas teóricas, seminários, atividades de pesquisa e elaboração de um trabalho de conclusão de curso, que consiste em uma dissertação.

Em suma, seu objetivo é a formação de pesquisadores qualificados, capazes de realizar investigações originais em uma área do conhecimento e contribuir para o avanço da ciência no meio acadêmico e em pesquisas de ponta. Além disso, esse curso ainda prepara seus estudantes para o exercício da docência no ensino superior.

Entretanto, a atividade final do curso é padrão: uma dissertação de mestrado que. Nesse caso, a dissertação de mestrado consiste em um trabalho que pode ou não ser original de pesquisa científica de autoria do aluno. Além disso, essa dissertação deve ser defendida perante uma banca examinadora composta por professores da área.

Para quem se destina um mestrado acadêmico?

O mestrado acadêmico é uma opção interessante para quem deseja seguir uma carreira acadêmica ou de pesquisa, seja como docente em instituições de ensino superior, seja como pesquisador em instituições de pesquisa científica ou em empresas que desenvolvem tecnologia e inovação.

Doutorado: Ao famoso PHD.

Por fim, chegamos na última pós graduação: o doutorado. Com efeito, esse é o grau mais elevado de pós graduação que você pode obter e ele é equivalente o PhD (Doctor of Philosophy), usado em instituições dos EUA e Europa.

Ademais, o doutorado também é uma pós-graduação stricto sensu, todavia, por constituir o nivel mais avançado esse, pode exigir dos candidatos mais do que apenas a graduação. Assim, é comum programas de doutorado exigirem o curso de mestrado (acadêmico ou profissional) como requisito de ingresso. Todavia, há raros casos de pessoas que conseguem ingressar diretamente no doutorado.

Em suma, o doutorado é voltado para a formação de pesquisadores e docentes universitários de alto nível, com foco na produção de conhecimento científico original e relevante. Ao longo do curso de doutorado, o aluno realiza uma pesquisa original e independente em uma área específica do conhecimento, sob orientação de um professor orientador.

O curso de doutorado tem duração média de quatro anos, podendo ser estendido em até dois anos adicionais, conforme regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Durante o curso, os alunos realizam disciplinas teóricas e práticas, seminários, atividades de pesquisa e elaboração de uma tese de doutorado. Ademais, seu objetivo é formar pesquisadores capazes de produzir conhecimento científico original, desenvolver novas tecnologias e avançar o estado da arte em uma área específica do conhecimento.

Quanto a tese de doutorado, a qual constitui o trabalho final, temos que ela constitui uma versão aprimorada da dissertação de mestrado. Em verdade, a tese de doutorado deve, obrigatoriamente, ser um trabalho original de pesquisa científica, que deve apresentar uma contribuição significativa e original para o conhecimento na área em que está inserida. Além de que, ela também é defendida perante uma banca examinadora composta por professores e pesquisadores de renome na área.

Para quem se destina um mestrado acadêmico?

O doutorado é uma opção interessante para quem deseja seguir uma carreira acadêmica ou de pesquisa científica avançada. Além disso, profissionais com doutorado têm maior reconhecimento e oportunidades de atuação em empresas e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como em cargos de liderança em organizações governamentais e não governamentais.

Uma “pós graduação”: O Pós doutorado

O Pós doutorado, diferentemente dos demais cursos de pós graduação acima não é um curso lato sensu. Entretanto, é fácil encontrar pessoas que dizerm ser pós doutores como se fosse um título, afim de receber mais notoriedade. Entretanto, o pós-doutorado não passa de um período que realizado, após o doutorado, que funciona como um estágio em outra universidade e/ou instituição de pesquisa.

Referências

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!