Posidonia australis – a maior planta viva da Terra

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A maior planta viva da Terra

Pesquisadores descobriram a maior planta viva da terra, localizado na baía de Shark, Austrália. Continue a leitura para saber mais.

Cientistas da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder descobriram a maior planta viva da Terra, publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

A planta da espécie Posidonia australis foi encontrada nas águas da costa oeste da Austrália, mais precisamente na baía Shark. A baía fica localizada a 800 km ao norte da cidade de Perth, considerada patrimônio da humanidade.

Ela é um tipo de erva marinha, que ocupa uma área de pelo menos 180 quilômetros quadrados. Além de grande, ela também é bastante antiga, com cerca de 4.500 anos. No entanto, não é a mais velha a ser encontrada. O recorde pertence a Posidonia oceanica, encontrada no Mediterrâneo ocidental, que pode ter mais de 100.000 anos. 

Primeiramente, o estudo buscou entender a variedade genética da Posidonia australis e estimar o número de plantas que compunham aquela pastagem. Nesse sentido, eles coletaram brotos da erva marinha da espécie no prado subaquático da baía de Shark e analisaram 18 mil marcadores genéticos.

O que não esperavam é que se tratava de uma só planta. Ou seja, As amostras tinham marcadores genéticos idênticos.

Ela desbancou a floresta de árvores Pando localizadas em Utah, no Estados Unidos. Assim como a Posidonia, o conjunto de árvores também é formado por clones, que se espalham por cerca de 420.000 m² e mais de 40.000 árvores individuais. Ou seja, o local é uma floresta de uma árvore só.

Fatores que propiciam o seu tamanho 

A planta tem uma capacidade rara de reprodução, a autoclonagem. Isto a leva a produzir ramos geneticamente idênticos, o que possibilitou o seu crescimento. Como resultado, a Posidonia foi clonada a partir de uma única muda colonizadora.

Além do seu tamanho, se destaca a alta resistência da planta. Desse modo, a sua resiliência foi o que lhe permitiu prosperar em muitas áreas da baía.

A planta foi capaz de suportar e crescer em condições extremas, que são de estresse significativo para outras espécies. São exemplos as grandes mudanças de temperatura, alto brilho, pouca chuva, e consequentemente, o alto teor de sal.

Gostou do artigo sobre a Posidonia australis – a maior planta viva da Terra? Clique aqui e descubra 7 fatos científicos interessantes (incluindo o maior organismo vivo da terra).

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!