Prêmio Nobel: Conheça o maior prêmio da ciência

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

De fato, o prêmio Nobel é uma das maiores e quiçá a maior honraria científica que algum cientista pode vir a receber. Entretanto, muitas pessoas sequer conhecem ou entendem como esse prêmio é dado e também como as atribuições aos ganhadores é feita. Além disso, o prêmio Nobel possui ainda muitas histórias curiosas associadas a vários excêntricos ganhadores.

Nesse sentido, nesse artigo traremos um pouco sobre a história que permeia esse consagrado prêmio científico. Decerto, além de permearmos a história e seus desenrolares até a formulação do prêmio vamos ainda buscar explicitar alguns curiosos casos. Com efeito, os casos vamos nos ater são os associados ao possível Nobel do brasileiro César Lattes e o curioso fato de que a matemática não possui um Nobel.

A história do prêmio Nobel

O Prêmio Nobel é uma das maiores honrarias do mundo, concedido a indivíduos que fizeram contribuições significativas para a humanidade em várias áreas. Com efeito, sua história remonta a 1895, quando Alfred Nobel, inventor sueco da dinamite, morreu e deixou grande parte de sua fortuna para criar um prêmio que reconhecesse realizações notáveis em campos da ciência.

Com efeito, em 1901 ocorreu a primeira cerimônia do Prêmio Nobel em Estocolmo, na Suécia. Então, a partir daí, a cerimônia se tornou um evento anual, com laureados de todo o mundo sendo homenageados por suas realizações. Onde, os vencedores do prêmio são escolhidos por um comitê de seleção composto por especialistas em cada área de premiação. Ademais, os agraciados com o prêmio recebem uma medalha referente a honraria e um prêmio em dinheiro, na última edição, o valor foi de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil dólares).

Atualmente, o prêmio Nobel se concentra em apenas algumas áreas da ciência. Em particular, essas áreas são as seguintes:

Figura que mostra a medalha do prêmio Nobel.
Figura 1. Medalha do prêmio Nobel.
  1. Fisiologia ou Medicina
  2. Física
  3. Química
  4. Literatura
  5. Paz
  6. Economia (oficialmente conhecido como Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel)

Em particular, quando olhamos o panorama geral desse prêmio vê-se que ele já fora concedido a diversas das mentes mais brilhantes e impactantes do mundo. Nesse sentido, podemos citar que entre os laureados estão nomes como Albert Einstein, Marie Curie, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, William Faulkner e Gabriel García Márquez, entre muitos outros. Decerto, a contribuição desses indivíduos para o avanço do conhecimento humano é inestimável, e seu reconhecimento pelo Prêmio Nobel é uma honra indiscutível.

Como o premio Nobel é concedido?

Os ganhadores do Prêmio Nobel são pessoas extraordinárias em suas áreas, e é notável sua conquista. Todavia, há críticas voltadas à esse prêmio, cujas se concentram na forma como o prêmio é concedido ou ainda, por meio da indicação de um comitê que avalia trabalhos e artigos de grande impacto na comunidade científica.

Nesse sentido, há várias discussões que argumentam que essas indicações são, por vezes, tendenciosas e buscam favorecer homens brancos e ocidentais. Enquanto que, há vários outros cientistas e pensadores importantes que nunca foram reconhecidos pelo prêmio. Além disso, quando nós olhamos para o panorama das escolhas estabelecidas é possível identificarmos algumas controversas. Com efeito, podemos citar a premiação do presente dos EUA, Barack Obama, em 2009 com o Nobel da paz.

Entretanto, apesar das críticas, o Prêmio Nobel continua sendo uma fonte importante de reconhecimento e estímulo para cientistas e pensadores em todo o mundo. Ele não apenas celebra as realizações individuais, mas também inspira novas gerações a se dedicarem à busca do conhecimento e da compreensão da natureza e do mundo ao nosso redor.

O físico que não quis aceitar o Nobel

Uma das histórias interessantes é que já houve um caso de quase negação do prêmio. Decerto, essa façanha seria realizada pelo físico Richard Feynman, o qual se incomodava com a ideia chamativa de ser agraciado com o prêmio. Entretanto, com o receio de que se negar a receber pudesse trazer muitos outros holofotes para sí, Feynman decidiu receber a premiação.

Por que não há nobel de matemática ?

Um ponto curioso e até mesmo polêmico é o fato de que o prêmio Nobel não congratula pesquisadores/pesquisas da matemática. Em verdade, isso ocorre dado que o próprio porque Alfred Nobel, em seu testamento, estabeleceu apenas cinco áreas para serem premiadas: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura e Paz. O Prêmio Nobel de Economia, adicionado posteriormente, é tecnicamente uma categoria de Ciências Econômicas e não uma área separada

Entretanto, há uma curiosa história sobre essa área. Segundo algumas fontes, o motivo pelo qual o Nobel não contempla a pesquisa em matemática decorre de uma infidelidade. Decerto, essa infidelidade teria ocorrido entre a esposa de Nobel e o matemático Mittag Leffler. Por isso, essa área foi deixada de lado na premiação.

Por outro lado, a matemática conta com diversas honrarias importantes, em particular, a medalha Fields que possui mesmo grau de relevância que o Nobel. Em particular, vale destacar que essa medalha já teve um vencedor brasileiro: Artur Ávila.

César lattes: o possível prêmio Nobel brasileiro

Um caso muito interessante na história desse prêmio é quando olhamos para a trajetória do físico César Lattes (1924-2005). Com efeito, César Lattes (1924-2005) foi um físico brasileiro reconhecido internacionalmente por sua contribuição na descoberta do méson pi, uma partícula subatômica importante para a compreensão da estrutura do núcleo atômico.

De fato, a descoberta da partícula subatômica do méson pi é algo de extrema grandiosidade, tanto que foi responsável pelo prêmio para outros cientistas. Em verdade, essa história remonta a 1947, onde Lattes, juntamente com seus colegas, Cecil Powell, Giuseppe Occhialini e Hugh Muirhead, descobriu o méson pi durante experimentos realizados com raios cósmicos na Universidade de Bristol, na Inglaterra. A descoberta foi um grande avanço na física de partículas e ajudou a lançar as bases para a investigação da estrutura do núcleo atômico.

César Lattes foi fundamental para a descoberta do méson pi, no entanto, ele nunca recebeu o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho nesta área.

O Prêmio Nobel de Física de 1950 concedeu exclusivamente a Cecil Powell, seu supervisor na época, deixando Lattes de fora da premiação. Em 1980, Lattes quase ganhou o Nobel pela segunda vez, quando ele e seu colaborador, o físico argentino Carlos Chagas, propuseram uma teoria que explicava a estrutura da matéria escura no universo. Novamente, no entanto, o Prêmio foi concedeu a honraria a outros cientistas e deixou Lattes de fora.

Apesar disso, Lattes recebeu muitos outros prêmios e honrarias durante sua vida, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico, a Ordem do Rio Branco e a Medalha Albert Einstein.

Outras honrarias científicas importantes

Além do Nobel, há várias outras distinções e honrarias científicas significativas. Com efeito, nós vemos que distinções e premiações acadêmicas são mais comuns do que pensamos. Nesse sentido, outras importantes distinções que podemos citar são:

  1. Prêmio Abel – prêmio internacional em matemática
  2. Prêmio Fields – prêmio internacional em matemática, conhecido como o “Nobel da Matemática”
  3. Prêmio Turing – prêmio internacional em ciência da computação
  4. Prêmio Crafoord – prêmio internacional em ciências biológicas e matemáticas
  5. Medalha Fields – concedida a jovens matemáticos excepcionais em cada Congresso Internacional de Matemática
  6. Prêmio Wolf – prêmio internacional em física, química, matemática, medicina, agricultura e artes
  7. Prêmio Kyoto – prêmio internacional em ciências básicas e avanços tecnológicos significativos
  8. Prêmio Balzan – prêmio internacional em humanidades, ciências físicas, matemática, medicina e artes
  9. Prêmio Fundamental Physics – prêmio internacional em física de partículas
  10. Prêmio Breakthrough – prêmio internacional em física, biologia, matemática e ciência da computação

Referências

  1. PRÊMIO NOBEL. Site oficial. Disponível em: https://www.nobelprize.org/. Acesso em: 26 abr. 2023.
  2. PRÊMIO NOBEL. História do Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.nobelprize.org/about/history/. Acesso em: 26 abr. 2023.
  3. PRÊMIO NOBEL. Lista completa dos laureados com o Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes/. Acesso em: 26 abr. 2023.
  4. PRÊMIO NOBEL. Como o Prêmio Nobel é selecionado. Disponível em: https://www.nobelprize.org/nomination/physics/nomination-and-selection-of-physics-laureates/. Acesso em: 26 abr. 2023.
  5. BBC NEWS. Críticas ao Prêmio Nobel. Disponível em: https://www.bbc.com/news/science-environment-45895304. Acesso em: 26 abr. 2023.
  6. LIVESCIENCE. Vencedores do Prêmio Nobel de Ciências em destaque. Disponível em: https://www.livescience.com/63912-nobel-prize-winners-science.html. Acesso em: 26 abr. 2023.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!