Primeiros Socorros: Aprenda

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os primeiros socorros têm por definição, os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca a sua saúde ou a sua vida. Sendo assim, tem por finalidade prestar apoio as vítimas para manter as suas funções vitais. Outro ponto importante, é evitar que o quadro de saúde se agrave até a chegada da equipe de saúde especializada para o atendimento. Conforme alguns autores, os primeiros socorros são equiparados ao atendimento pré-hospitalar, visto que, manterá os sinais vitais íntegros até a chegada ao hospital.

Importância dos primeiros socorros

Os primeiros socorros são fundamentais para muitos casos em que é necessário salvar a vida de outra pessoa. Sendo assim, qualquer cidadão deve ter noção dos primeiros socorros, pois uma ação rápida pode salvar a vida e evitar sequelas irreversíveis. Em suma, é fundamental que o agente socorrista mantenha calma para prestar o devido socorro. Desse modo, deve afastar os curiosos para que o ambiente do socorro seja feito de modo ágil e eficaz. Logo, a pessoa que prestar o socorro a vítima deve garantir em primeiro lugar a sua própria segurança, pois não queremos mais vítimas no local. Portanto, a lei máxima dos primeiros socorros é: “Primeiro garantir a sua própria segurança antes de socorrer”.

Primeiros passos nos primeiros socorros

Para o bom atendimento a vítima, o socorrista deve seguir alguns passos afim de otimizar o atendimento ao necessitado. Desse modo, posso explicar alguns passos que são fundamentais para o sucesso da prestação dos primeiros socorros. São eles:

Manter a calma: Em primeiro lugar, o socorrista deve manter a calma, pois ao se desesperar com a situação problema, somente irá piorar o caso. Desse modo, se não conseguir prestar o devido atendimento, deve ligar para o tipo de socorro especializado ou pedir para alguém telefonar.

Isolamento da área: Ao se deparar com um local que tenha vítimas, o ideal é isolar a área do sinistro afim de evitar maiores proporções. A sinalização pode ser feita com galhos, vegetações, placas dentre outros.

Afastar os curiosos: Em um local que contenha vítimas é fundamental afastar as pessoas que não ajudam em nada no socorro. Desse modo, quanto menos pessoas não que não são capazes de ajudar, melhor será a qualidade do atendimento ao vitimizado.

Telefones úteis

Acerca dos primeiros socorros, caso o socorrista não consiga realizar o devido atendimento a vítima, este deve ligar para o atendimento especializado. Logo, alguns telefones são úteis a população em virtude de prestar apoio ao socorrista quanto a qualquer pessoa que necessitar de algum atendimento. Portanto, deixarei alguns telefones que podem ser muito úteis e salvam muitas vidas.

Polícia Militar: 190

Polícia Rodoviária Federal: 191

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros Militar: 193

Polícia Federal: 194

Defesa Civil: 199

Vale ressaltar que no Brasil, a omissão de socorro é crime, cabível de sanção penal. Conforme, a lei número 2.848, de 7 de dezembro de 1940, deixar de prestar assistência a uma pessoa em risco, resulta em detenção ou multa. Logo, outra informação importante, é que se passar trote ou informação falsa, também resulta em crime.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre os primeiros socorros, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!