Como programar em Python no android?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Programa em Python no android

Em artigos anteriores, vimos como gerar gráficos com Python e o por que Python é uma excelente opção implementação de algoritmos de IA. Contudo, nem sempre estamos com um computador disponível para começar a programar. Se você está lendo esse artigo e não está em um computador, certamente está em um smartphone. Então, vamos aprender hoje a programar em Python no android.

Como programar em Python no android: Instalando o Termux

No contexto de programação, é ideal que você tenha acesso a um terminal poderoso, falamos sobre isso nesse artigo. No android, não temos acesso um terminal. Contudo, existe uma excelente opção de emulador de terminal para android, o Termux.

Com o Termux, teremos acesso as ferramentas necessárias para programar em Python no android. Para baixar a ultima versão do Termux, recomendo baixar através do Fdroid, um repositório de aplicativos open source. você pode baixar o apk por lá, e instalar sem problemas.

Como programar em Python no android: Instalando Python e Jupyter Notebook

Nesse artigo nós conhecemos algumas IDE’s para programar em Python, sendo o Jupyter Notebook uma delas. Iremos fazer a instalação do Python e do Jupyter no nosso smartphone android.

Pimeiro, abrimos o Termux e digitamos:

pkg update

Isso vai atualizar todos os pacotes disponíveis para instalação. É recomendado repetir esse comando todas as vezes que você for instalar algum pacote novo. Após isso, você deve digitar os comandos:

pkg install python build-essential libzmq freetype libjpeg-turbo libpng

pip3 install -U pip wheel setuptools

pip3 install jupyter

pkg install vim

De forma resumida, na primeira linha instalamos o Python e algumas dependências necessárias. Na segunda linha, instalamos algumas ferramentas do Python, como o pip (útil para instalar bibliotecas). Na terceira linha instalamos o Jupyter Notebook e na quarta um editor de texto de terminal, para ser possível editar os textos no próprio Termux.

Como programar em Python no Android: Programando no terminal.

Vamos aprender a programar em Python dirematemente no terminal. Primeiro, digitamos o seguinte comando:

mkdir pastaDoCodigo

cd pastaDoCodigo

Esse comando cria uma pasta, em que iremos armazenar o nosso arquivo com o código. Em seguida, o segundo comando entra nessa pasta. É importante que esses comandos sejam digitados um por vez. Após entrarmos na pasta digitamos:

vim codigo.py 

Esse comando irá criar um arquivo Python e abri-lo. Caso esse aquivo já exista, ele vai apenas abri-lo. Você verá a seguinte tela após abrir esse arquivo:

Fonte: Autoria própria.

Para utilizar o vim é bastante simples. Primeiro digitamos “i” para entrar no modo inserção. Nesse modo podemos editar o código como quisermos. Após o código estiver pronto, apertamos em “Esc” e digitamos “:w”, isso vai gravar nosso código. Por fim, digitamos “:q” para sair do vim.

Você também pode salvar e sair de uma vez, digitando “:wq”. Caso você decida abandonar o seu código sem salvar, basta digitar “:q!”. A exclamação siguinifica que você está querendo sair mesmo sem salvar seu documento.

Após sair do vim, podemos digitar o comando:

python codigo.py 

Esse comando vai compilar o seu código e iniciá-lo. Caso houver algum erro, é só abrir o código novamente com o vim e repetir o mesmo processo, isso é  programação!.

Fonte: Autoria própria.

Como programar em Python no android: Programando no Jupyter Notebook

Programar em Python no android com o jupyter é bem simples. No terminal, basta digitar o comando:

jupyter notebook

Logo após, irá aparecer algumas informações interessantes, como o link para o acesso do ambiente jupyter. Vejamos na imagem abaixo:

Fonte: Autoria própria

No caso, é só acessa o link “localhost:8888” no seu navegador de preferência e você estará acessando seu ambiente de programação. Para criar um novo projeto, basta ir em “New” e, em seguida, “Python 3 (ipykernel)”. 

Fonte: Autoria própria

Conclusão

Em suma, conhecemos como programar em python de uma maneira bem legal e completa. Existem outras formas, como a instalação de algumas IDE’s na Play Store. Contudo, essas IDE’s geralmente vêm cheias de anúncios e atrapalham um pouco a diversão. Recomendo o uso do Jupyter, pois programar nele é bem mais fácil e dinâmico em relação ao vim. Contudo, as duas maneiras são bastante completas e dá para fazer muita coisa com elas. Até a próxima!

Referências

https://f-droid.org/

https://embarcados.com.br/termux-um-terminal-linux-no-seu-android/

Andróide ícones criados por Swifticons – Flaticon

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!