Rebyota: primeiro medicamento de microbiota humana

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

REBYOTA

Conheça o REBYOTA, o inovador medicamento bioterapêutico vivo baseado na microbiota fecal humana. Continue a leitura para saber mais.

A infecção grave por Clostrioides difficile (CDI) é uma doença grave, muitas vezes fatal, ocasionada pela bactéria C. difficile. A doença se caracteriza por lesões inflamatórias e formação de pseudomembrana no cólon.

Seus sintomas incluem diarreia grave, febre, perda de apetite, náusea e colite (inflamação do cólon). Além disso, em casos mais graves, podem resultar em megacólon tóxico, perfuração intestinal, sepse e a morte do indivíduo.

Os pacientes com o ciclo destrutivo da CDI tinham poucas opções de tratamento aprovadas pela FDA, o que os forçava a suportar sintomas incapacitantes por longos períodos de tempo.

Antibióticos (o padrão atual de tratamento) tratam a doença, mas também podem ser um fator que contribui para um ciclo vicioso de recorrência.

Nesse sentido, a Ferring Pharmaceuticals desenvolveu o medicamento inovador denominado “REBYOTA”, recentemente aprovado pela FDA. É indicado para pessoas maiores de 18 anos que tenha feito tratamento antibiótico para a CDI recorrente.

O REBYOTA representa uma revolução da indústria farmacêutica, pois é o primeiro produto bioterapêutico vivo aprovado pela FDA.

Funcionamento e aprovação do REBYOTA

O REBYOTA que atua com o reestabelecimento do equilíbrio da flora intestinal, impedindo a recorrência da infecção da CDI. Para isso, utiliza bactérias coletadas de amostras fecais humanas, obtidas de doadores saudáveis, qualificados e testado para uma lista de patógenos transmissíveis.

Para a suspensão da microbiota, o produto é pré-balanceado com dosagem única (150 ml) e administração seriada, de forma retal.

A aprovação do REBYOTA pela FDA é baseada nos resultados do ensaio clínico, incluindo o estudo Fase 3 PUNCHTM CD3 randomizado, duplo-cego e controlado por placebo.

Como resultado, uma dose única do medicamento superou um placebo como tratamento para reduzir a recorrência de CDI após antibioticoterapia padrão.

A segurança e a eficácia do REBYOTA foram avaliadas no maior programa de ensaios clínicos no campo da terapia baseada em microbioma, que incluiu cinco ensaios clínicos com mais de 1.000 participantes.

Além disso, o tratamento não apresentou eventos adversos graves, como o polêmico e recém aprovado medicamento contra o Alzheimer, o Lecanemab. Os eventos adversos no estudo foram em sua maioria leves a moderados.

Gostou do artigo sobre o REBYOTA? Clique aqui e confira outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!