Reciclagem: Conceitos e aplicações.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

reciclagem
Reciclagem

Revisitando a definição de reciclagem. O JRC propõe correções à metodologia de cálculo existente para a reciclagem.

Na Diretiva-Quadro de Resíduos, atualmente, a reciclagem é “qualquer operação de valorização pela qual os resíduos são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias, seja para os fins originais ou outros“.

Embora pareça simples, levanta muitas perguntas:

  • Os processos que produzem um produto e um combustível seriam considerados reciclagem?
  • Como você mede a quantidade de material reciclado: com base na entrada ou na saída?
  • Como você pode fazer uma distinção entre reciclagem de baixa qualidade e de alta qualidade?

Há uma lacuna clara entre as reivindicações de reciclagem nos produtos e a quantidade real de materiais reciclados e transformados em novos produtos. Ao mesmo tempo, novas tecnologias, como o processamento químico de plásticos, são capazes de produzir novos blocos de construção úteis para a produção de materiais e não apenas combustíveis ou energia. Portanto, precisamos de uma definição melhorada para reciclagem.

Com a contribuição de especialistas acadêmicos e partes interessadas de todo o setor de reciclagem, a pesquisa do JRC se concentra em uma avaliação crítica dos balanços de massa de vários processos de reciclagem e nas várias maneiras pelas quais a “reciclagem de qualidade” é definida na prática. Avaliando os possíveis impactos econômicos e ambientais de mudanças nas definições legais existentes, o JRC está propondo correções na metodologia de cálculo existente para reciclagem.

Reciclagem e seus benefícios

A coleta e frequentemente reprocessamento de materiais descartados para reutilização. Materiais reciclados incluem aqueles usados em processos de fabricação e aqueles usados em produtos de consumo.

O material reciclado é muitas vezes degradado pelo uso ou processamento e, portanto, deve ser convertido para outra finalidade. Por exemplo, o processamento de jornais reciclados e outros resíduos de papel geralmente encurta suas fibras, e o material não pode ser usado para fazer papel de alta qualidade. Em vez disso, pode ser reprocessado para fazer papelão ou isolamento. A reciclagem ajuda a reduzir a poluição, prolongar a utilidade dos aterros sanitários e conservar os recursos naturais.

Reciclar, conserva energia, reduz a poluição do ar e da água, reduz os gases de efeito estufa e conserva os recursos naturais.

Todo mundo sabe que reciclar significa menos lixo indo para nossos aterros, mas o maior benefício ambiental da reciclagem é a conservação de energia e recursos naturais e a prevenção da poluição gerada quando uma matéria-prima é usada para fazer um novo produto.

Por que a reciclagem é importante?

  • Protege os ecossistemas e a vida selvagem: Quando reciclamos, diminuímos a perturbação do mundo natural. Quando cortamos menos árvores e florestas, estamos evitando danos aos animais. Ao reduzir a interrupção e os danos ao mundo natural, ajudamos a preservar os ecossistemas e a vida selvagem.
  • Conserva nossos recursos naturais: Alguns dos recursos naturais do mundo são escassos e, quando reciclamos, ajudamos a conservar esses recursos naturais. Quando reciclamos papel, salvamos florestas e árvores. Quando reciclamos o plástico, ele absorve muitos resíduos sólidos e pode levar séculos para se decompor. Além disso, a maior parte do plástico vem de hidrocarbonetos de combustíveis fósseis. A reciclagem de metais reduz a necessidade de extrair novos minérios de metal, enquanto a reciclagem de vidro reduz nossa necessidade de certas matérias-primas, como areia.
  • Economiza energia: Fazer produtos a partir de materiais reciclados requer menos energia do que fazê-los a partir de matérias-primas novas. É preciso muito menos energia para fabricar produtos a partir de materiais reciclados do que de matérias-primas. Por exemplo, reciclar uma garrafa de vidro economiza energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por quatro horas.
  • Reduz as Emissões de Carbono: A reciclagem consome menos energia, o que reduz nossa pegada de carbono e emissões. Reduzir nossa pegada de carbono ajuda a minimizar os resíduos de liberação de metano de aterros sanitários, o que contribui para a mudança climática.
  • Economiza dinheiro: Quanto mais reciclamos, mais dinheiro podemos economizar. Devoluções de depósitos também podem ajudar a adicionar incentivos financeiros para reciclar. Pode ajudar a proteger o meio ambiente enquanto preserva os recursos naturais. É fundamental reciclar e minimizar a quantidade de resíduos que estamos colocando na atmosfera. Isso pode ajudar a economizar energia, reduzir o desperdício em aterros e proteger nosso meio ambiente.

Referências

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!