Recozimento: Caraterísticas do Tratamento Térmico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

barra de aço para recozimento

O recozimento é um tratamento térmico que se aplica tanto a metais ferrosos quanto a metais não ferrosos. Assim como outros tratamentos térmicos, há aquecimento até uma certa temperatura, manutenção da mesma e a seguir um resfriamento, sem qualquer alteração na composição química.

Este tratamento busca recuperar a ductilidade e a tenacidade do metal após tratamentos térmicos ou trabalho a frio. Há diversos tipos de recozimento, cada um possuindo sua aplicação e benefícios.

Recozimento para Alívio de Tensões

É um tratamento que se aplica a peças que passaram por operações de forjamento ou outro tipo de trabalho a frio. O aquecimento do metal se dá até temperaturas abaixo da zona crítica. O seu objetivo é a absorção das discordâncias do contorno de grão para o seu interior, diminuindo sua densidade.

Recozimento para Recristalização

Este processo busca eliminar todo o encruamento decorrente da deformação plástica sofrida pelo material. Ele se dá aquecendo o metal ferroso até abaixo da zona crítica, não havendo transformação de fase. Ocorre a formação de novos grãos equiaxiais e livres de encruamento, que podem crescer sob temperaturas elevadas.

Recozimento Total

É um tratamento térmico exclusivo dos metais ferrosos, pois o aquecimento se dá acima da temperatura crítica, formando austenita. Após a austenitização do metal, este deve ser resfriado muito lentamente, geralmente no próprio forno, formando perlita grosseira. Esta nova fase formada está livre de qualquer tratamento térmico ou trabalho a frio anterior, já que novos grãos se formaram.

Recozimento Isotérmico

Este tratamento é muito similar ao recozimento total, porém a sua etapa de resfriamento ocorre de outra forma. O resfriamento ocorre se transferindo o metal para um forno a temperatura mais baixa, de forma que o resfriamento é mais homogêneo. É um processo que só é viável para peças de seção transversal pequena, já que para peças grandes o resfriamento homogêneo em toda a seção é mais complexo.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!