Redação Enem: o que é a competência 1

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

“A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema…”. Assim começa a orientação para a redação Enem. Se você observar atentamente, vai notar o comando para “em modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Em linhas gerais, essa é a competência 1, ou seja, demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Saiba mais no texto do MeuGuru sobre Redação Enem: o que é a competência 1

O que é a Competência 1

Primeiramente, a competência 1 da redação do Enem é a capacidade de demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Isso significa que, ao escrever sua redação, o candidato deve seguir as normas da língua e utilizar uma escrita coerente e coesa. Também deve apresentar uma estruturação adequada das ideias.

Assim, para desenvolver essa competência, é importante que o candidato tenha um bom conhecimento da gramática, ortografia e pontuação da língua portuguesa. Isso inclui o uso correto de verbos, substantivos, adjetivos, advérbio e sinais de pontuação. Ou seja, é preciso dominar a estrutura sintática e apresentar o menor número possível de desvios, que podem ser:

  • de convenções da escrita;
  • gramaticais;
  • de escolha de registro;
  • de escolha vocabular.

Além disso, o candidato deve estar ciente das diferenças entre os gêneros textuais, como o dissertativo, o narrativo, o descritivo e o expositivo, e escolher o mais adequado para o tema proposto. 

Redação Enem: coesão e coerência

A princípio, a modalidade escrita formal também exige coesão e coerência no texto, ou seja, a união das ideias e a consequente lógica no desenvolvimento delas. Uma boa técnica para se alcançar isso é planejamento e organização. Portanto, é preciso elaborar um esquema de ideias, estabelecer a tese, ou o ponto de vista do texto e a estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nesse sentido, é importante destacar que a competência 1 não se restringe apenas à correção gramatical e ortográfica, mas também inclui a capacidade de escrever de forma clara e objetiva, sempre considerando o público-alvo e a intenção comunicativa do texto.

Em síntese, a competência 1 da redação do Enem exige do candidato a capacidade de escrever de forma formal e coerente, seguindo as normas da língua portuguesa e utilizando uma estruturação adequada das ideias. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal é fundamental para a realização de uma redação de qualidade e para obter uma boa pontuação na prova.

Competência 1: quadro avaliativo 

Conforme a Cartilha do Participante da edição de 2022 do Enem, a competência 1 é pontuada e avaliada da seguinte forma: 

  • 200 pontos: demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
  • 160 pontos: demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 
  • 120 pontos: demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 
  • 80 pontos: demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 40 pontos: demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 0 ponto: demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Por fim, para se aprofundar nesse conteúdo, não deixe de ler nosso texto sobre Enem: como ir bem na Redação

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!