Redação Enem: o que é a competência 3

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A competência 3 da redação do Enem é uma das mais importantes: ela avalia a capacidade do candidato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Essa competência é fundamental para que se possa construir um argumento coerente e convincente. Para além disso, é uma habilidade valorizada em muitas áreas da vida. Continue lendo este texto do blog MeuGuru para saber tudo sobre Redação Enem: o que é a competência 3

Competência 3: como adquirir 

Em primeiro lugar, para desenvolver essa competência é praticar a leitura crítica e a análise de diferentes fontes de informação. Nesse sentido, é preciso saber identificar opiniões e argumentos, bem como fatos e dados, e avaliar sua relevância e confiabilidade. Além disso, é importante estar atento aos viés e tendências presentes nas fontes de informação, pois isso pode afetar a objetividade e a confiabilidade da informação.

Assim, uma vez que se tem as informações necessárias, é importante saber organizá-las de forma coerente e lógica, relacionando-as entre si para construir um argumento sólido. Isso envolve a capacidade de selecionar as informações mais relevantes e apresentá-las de maneira clara e concisa. Também é importante saber usar exemplos e dados para apoiar o argumento e torná-lo mais convincente.

Por fim, é essencial saber interpretar as informações e argumentos de forma crítica, questionando sua validade e buscando entender as implicações e conseqüências de cada um. Isso permite construir um argumento sólido e defendê-lo de maneira eficaz. Todavia, para isso, você precisará elaborar um projeto de texto

Redação Enem: projeto de texto 

Na redação Enem, o projeto de texto é um esboço ou rascunho feito antes de se escrever o texto. Nesse documento estarão presentes as principais ideias que serão desenvolvidas ao longo da redação, que irão desenvolver o ponto de vista do autor. 

Nesse sentido, o projeto de texto precisa ter inteligibilidade, coerência e plausibilidade. Para isso, você irá precisar:

  • Selecionar os argumentos a serem usados; 
  • Estabelecer relações de sentido no curso do texto; 
  • Demonstrar uma progressão nos argumentos que deixa claro o planejamento da redação; 
  • Desenvolver os argumentos selecionados. 

Em resumo, a competência 3 da redação do Enem é essencial para se comunicar de maneira clara e eficaz, conseguindo selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações de forma crítica para construir um argumento sólido e defendê-lo de maneira eficaz. Busque ser claro, encadear as ideias e desenvolvê-las, seja por explicitação, explicação ou exemplificação. 

Competência 3: quadro avaliativo 

Conforme a Cartilha do Participante da edição de 2022 do Enem, a competência 3 é pontuada e avaliada da seguinte maneira: 

  • 200 pontos: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
  • 160 pontos: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
  • 120 pontos: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  • 80 pontos: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
  • 40 pontos: apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista
  • 0 ponto: apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

Por fim, saiba mais sobre as exigências da redação Enem em nossos textos sobre a competência 1 e a competência 2

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!