Redação Enem: o que é a competência 5

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A competência 5 da redação do Enem é uma das mais importantes: ela avalia a capacidade do candidato de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Essa competência é fundamental para que se possa construir uma solução coerente e ética para um problema social, e é uma habilidade valorizada em muitas áreas da vida, incluindo a política, a administração pública e o empreendedorismo social. Continue lendo sobre essa competência em mais um artigo da nossa série Redação Enem: o que é a competência 5.

Como desenvolver a competência 5

Primeiramente, para desenvolver essa competência, é importante compreender o problema abordado e as suas causas. Portanto, isso inclui saber identificar os fatores sociais, econômicos e políticos que contribuem para o problema e avaliar sua relevância. Além disso, é importante estar atento aos impactos do problema na sociedade, incluindo os impactos nos direitos humanos.

Uma vez que se compreende o problema e suas causas, é importante elaborar uma proposta de intervenção coerente e ética. Isso inclui saber identificar as ações necessárias para resolver o problema e avaliar sua viabilidade. Além disso, é importante considerar o impacto das ações propostas nos direitos humanos e buscar soluções que respeitem esses direitos.

Por fim, é importante saber justificar a proposta de intervenção, apresentando argumentos coerentes e baseados em dados e fatos para apoiar a sua viabilidade. Além disso, é importante considerar os possíveis impactos econômicos, sociais e políticos das ações propostas e buscar soluções que sejam equitativas e justas para todos os envolvidos.

Elaborando uma proposta de intervenção 

Sem dúvidas, a proposta de intervenção precisa estar bem estruturada, explícita e ser algo realizável para você conseguir obter o máximo de pontos nessa competência. Ao pensar na proposta de intervenção, considere as seguintes perguntas: 

  • O QUE pode ser feito para solucionar o problema?
  • QUEM pode fazê-lo?
  • COMO fazê-lo?
  • QUAL é o impacto dessa solução? 

Desse modo, é possível nortear melhor a escrita do seu texto. 

Respeito aos direitos humanos

Também é importante lembrar que a proposta de intervenção proposta na competência 5 deve respeitar os direitos humanos. Nesse sentido, segundo a Cartilha do Participante da edição de 2022 do Enem, é considerado desrespeito aos direitos humanos: “[…] defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de ‘justiça com as próprias mãos’; incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica; explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos)”. Portanto, fique atento! 

Em suma, a competência 5 da redação do Enem é fundamental para construir uma solução coerente e ética para um problema social. Ela avalia a capacidade do candidato de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Assim, praticando a análise crítica e o pensamento estratégico, e estudando as diferentes técnicas de elaboração de propostas, é possível desenvolver essa competência e se sair bem na prova do Enem. Além disso, é importante estar sempre atento e respeitar os direitos humanos, pois são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Por fim, saiba mais sobre a competência 2 da Redação Enem em nosso outro post. 

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!