Venha por meio desse post entender como ocorre a respiração celular! Vamos juntos?
Respiração celular: O que é ?
Em suma, a respiração celular se define por ser o processo que a moléculas as quais são definidas como orgânicas sofrem a oxidação e desse modo, possibilitam a produção de ATP.
Dessa forma, é valido salientar que o ATP corresponde a adenosina trifosfato corresponde a ser utilizada pelos seres vivos.
De modo geral para que se possibilite as necessidades de modo energético
Em conclusão, tem-se que a respiração é feita por meio de três etapas de modo básico.
As quais são a glicólise, ciclo de Krebs e também a fosforilação caracterizada como oxidativa..
Glicólise:
A glicólise se define por ser uma etapa de modo aeróbio, que é realizada no citosol e por meio disso envolve cerca de 10 reações químicas de modos diferentes.
Nisto, tem-se que há processos que ocorrem na quebra de molécula de glicose para a conversão de duas moléculas de ácido pirúvico.
Por outro lado, há a produção de quatro moléculas por meio de ATP, o que se define por utilização de realização da ativação da glicose, em que o saldo positivo realiza a liberação de moléculas de ATP.
De modo geral, podemos resumir a glicólise por meio da seguinte reação:
“C6H12O6+ 2ADP + 2Pi + 2NAD+ → 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH + 2H+”
Ciclo de Krebs:
Posteriormente, a etapa que se define como glicólise há a etapa de Ciclo de Krebs que se determina por ser chamado também de ciclo do ácido cítrico.
imediatamente, há a etapa ocorre na mitocôndria, e desse modo, ocorre o transporte de ácido pirúvico para o que se corresponde como a matriz mitocondrial.
Ao mesmo tempo, na matriz ocorre a produção de uma molécula de ácido pirúvico com a coenzima A (CoA). E, assim a molécula de NAD+ é transformada em NADH por meio de H liberados na determinada reação.
Até aí tudo bem? Está dando para entender?
Simultaneamente, o ciclo é iniciado quando ocorre a atuação de molécula de acetil-CoA e por meio disso, tem-se que o ácido oxalacético o qual reage e produz as moléculas de ácido cítrico.
Por meio disso, ocorre a sequencia de oito reações que são liberadas por moléculas de gás carbônico, o qual possui elétrons e H+.
Fosforilação Oxidativa:
A fosforilação oxidativa refere-se a ultima etapa da respiração celular que é comumente encontrada no interior das mitocôndrias, que ocorrem nas cristas da mitocôndria.
Basicamente, essa etapa você deve entender que se configura a produzir ATP por adição de fosfato ao ADP.
Nesse sentido, é necessário que compreenda que ocorra a maior parte de produção de um ATP, a qual possibilita a reoxidação de moléculas de NADH e de FADH.
Até aí tudo bem?
Nisso, as cristas mitocondriais há as cadeias transportadoras de elétrons que se definem por realizar a condução dos eletros que estão no NADH e FADH2 até o oxigênio.
Assim, a energia se libera por meio de cadeia respiratória que é possível com os íons H+ os quais possibilitam realizar a concentração de cristas mitocondriais, que se voltam a matriz.
Antes de mais nada, há o complexo proteico de síntese de ATP, possibilitando a produção de ATP. Conseguiu compreender?
Leia mais artigos meus na Meuguru:
Se você gostou desse post, deve gostar desse aqui!
https://blog.meuguru.net/entorses/
Leia mais sobre por meio do post:
Aprofunde seu conhecimento aqui também!
https://www.fc.up.pt/pessoas/jfgomes/pdf/vol_1_num_1_07_art_respiracao.pdf