Sinalização celular

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como funciona a sinalização celular no nosso organismo, e como isso possibilita o funcionamento do nosso corpo.

Você já parou para pensar em como uma célula se comunica com a outra? Já teve curiosidade a respeito disso? Pois, bem isso funciona com base na sinalização celular!

Vem saber mais!

Sinalização celular. Fonte: Própria autoria.

Sinalização celular: O que é?

A sinalização celular se determina por ser a forma como as células se comunicam e por meio disso valida-se todo o processo de como uma molécula que realiza diversas analises é produzida.

Da mesma forma, entende-se que ocorre, então, por base nessa sinalização a comunicação com a referida célula alvo.

Igualmente, há diversas etapas que determinam a sinalização celular. E, com isto, tais sinais determinam como a célula deve agir. E, assim tem-se que há o processo de integração o qual possibilita a formação de organismo de modo multicelular.

Etapas:

Em síntese, essas etapas se baseiam por inicialmente determinarem que ocorra a presença de determinados elementos, os que se elucidam como a célula sinalizadora, a molécula de ordem sinalizadora, juntamente com a célula alvo.

Ao mesmo tempo, ocorre a produção de uma molécula de ordem de sinalização a qual é responsável por levar diversas informações entre uma célula e outra.

Em suma, essa célula alvo recebe o nome de molécula sinalizadora. E, como isso ocorre há a ligação de receptores específicos.

É importante informar que tais receptores podem se determinar como membranas e também no interior da célula para que você possa compreender…

Inicialmente, por meio dessas etapas as células sinalizadora irão realizar a síntese e liberação de moléculas de sinalização. E, por meio disso, a molécula de ordem sinalizadora se orienta em direção a célula -alvo.

Frequentemente, ocorre a localização próxima a célula, podendo ser essa ou não sinalizadora. No que tange a molécula sinalizadora se determina como um receptor de ordem especifica que se localiza na célula de origem ao alvo.

Antes de mais nada, emite-se sinal. E, posteriormente ocorre a modificação de célula por meio da garantia de resposta de ordem celular.

Tipos de sinalização

Imediatamente, é importante elucidar que há vários tipos de sinalização como os que serão elucidados a seguir:

  • Sinalização autócrina: a molécula sinalizadora é produzida por uma célula sinalizadora que também é a célula-alvo;
  • Sinalização parácrina: nessa sinalização, a molécula sinalizadora é liberada e atua em células que estão próximas a ela. Nesse processo, a molécula encontra a célula-alvo por processo de difusão;
  • Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras, chamadas de hormônios, são lançadas na corrente sanguínea para atuar em células-alvo distantes;
  • Sinalização sináptica: nessa sinalização, observa-se que as moléculas sinalizadoras, denominadas de neurotransmissores, são lançadas em junções especializadas entre neurônios e células-alvo, chamadas de sinapses;
  • Sinalização neuroendócrina: esse tipo de sinalização ocorre em neurônios especializados, que liberam os neurormônios, os quais serão lançados na corrente sanguínea, desencadeando resposta em células-alvo distantes.
    • Fonte: Mundo educação Uol (2023).

Enfim, a sinalização celular é um quesito muito importante em nosso organismo. Primordial, para a nossa garantia de vida.

Gostou do texto?

Saiba mais por meio dos links:

http://www.dbm.ufpb.br/~marques/Artigos/Biologia_e_Fisiologia_Celular_-_Unidade_7_-_Sinalizacao_Celular.pdf

http://www2.ufpel.edu.br/biotecnologia/gbiotec/site/content/paginadoprofessor/uploadsprofessor/8354dac52c9243101c4bc8381a00b27a.pdf?PHPSESSID=ac305ddf2e2eae902090e9fc5c9ae9d4

Leia mais textos na MeuGuru:

https://blog.meuguru.net/chule/

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!