O que é Soldagem a Arco Submerso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A soldagem por arco submerso é um processo de soldagem, que utiliza o arco formado entre um eletrodo e a peça como fonte de calor. Possui o nome de arco submerso pelo fato de tanto o arco quanto a poça de fusão serem recobertos por um fluxo metálico.

O fluxo metálico protege a poça de fusão contra contaminações de gases atmosféricos, além de atuar como escória. A escória deve ser eliminada ao fim do processo, geralmente por processos de raspagem com escova. Além da grande variedade de fluxos e aglomerantes existentes para o processo, há um reaproveitamento dos fluxos metálicos após cada passe da solda.

Vantagens e Desvantagens

A soldagem a arco submerso pode ser um processo completamente automatizado, de grande rendimento e de alta produtividade. A solda resultante do processo é de alta qualidade e sem nível de respingos, o que torna o processo atrativo para aplicações robustas como tubulações petrolíferas. De todos os processos de soldagem a arco elétrico, a soldagem a arco submerso possui a maior taxa de deposição.

A principal limitação do processo é que apenas juntas planas e horizontais podem ser soldadas por ele, já que em juntas verticais ou sobrecabeça não há recobrimento dos fluxos.

Variações da Soldagem a Arco Submerso

A soldagem Twin Arc (arcos gêmeos, do inglês) utiliza dois ou mais eletrodos alinhados lado a lado durante a soldagem. Por meio desta técnica é possível realizar uma soldagem mais vantajosa em grandes filetes, perdendo um pouco de penetração para isto.

O processo Tandem Arc também utiliza dois eletrodos, porém ao invés de alinhados lado a lado, estes eletrodos executam a soldagem um após o outro. Geralmente o primeiro eletrodo está em uma fonte de corrente contínua e o segundo eletrodo em uma fonte de corrente alternada, para evitar efeitos do sopro magnético.

Aprenda mais com a MeuGuru! Confira todos os textos do blog: Clique aqui!

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!