SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente o que é?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

SSMA - Saúde, Segurança e Meio Ambiente
SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente

SSMA é a sigla que corresponde a um tripé importantíssimo para qualquer empresa: Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Ou seja, quando se fala em SSMA, trata-se de um pacote de medidas que as empresas precisam adotar para garantir a integridade de seus colaboradores.

O que é SSMA?

Primeiramente, SSMA é um conjunto de processos e procedimentos que identificam perigos potenciais. Dessa maneira, desenvolvendo as melhores práticas para reduzir ou remover esses perigos e, treinar funcionários para prevenção de acidentes, resposta a acidentes, dentre outro.

Do mesmo modo, a intenção de ter um SSMA vem das práticas de trabalho defeituosa de uma época anterior, especialmente na indústria de manufatura. Onde os funcionários mal estavam protegidos dos acidentes causados pelas máquinas e equipamentos com os quais trabalhavam.

Como resultado, houve um alto índice de acidentes que levaram a lesões e até mesmo à morte dos funcionários. Eventualmente, os trabalhadores começaram a exigir mais segurança e forçaram o governo a agir.

Nesse sentido, os governos responderam introduzindo legislação que exige que os empregadores assegurem a saúde e a segurança no local de trabalho, paguem pelo seguro médico e outras compensações por lesões, morte e doenças resultantes das atividades.

Boas práticas de SSMA:

Saúde, segurança e meio ambiente (SSMA):

São considerados uma prioridade devido à sua importância na proteção de vidas humanas e propriedades, especialmente em setores industriais de alto risco. Ou seja, essas indústrias são atingidas por acidentes de trabalho, doenças e fatalidades devido a ambientes de trabalho inseguros. Do mesmo modo é importante estabelecer e executar um sistema eficaz de gestão de saúde e segurança no trabalho para evitar os riscos de acidentes irreversíveis.

Cultura de segurança (SSMA):

Todavia, a cultura de segurança de uma organização refere-se ao conjunto de práticas organizacionais relacionadas especificamente com os valores e crenças sobre segurança de SSMA moldados por funcionários que trabalham juntos nas relações sociais e estruturas organizacionais no local de trabalho. Assim, o impacto significativo de uma forte cultura de segurança de SSMA é o desempenho de segurança aprimorado, redução de incidentes, condução de uma investigação de quase acidente bem-sucedida e relatórios de incidentes em uma organização.

Medição de desempenho de segurança (SSMA):

O principal objetivo de medir o desempenho de segurança em um ambiente de trabalho é uma tentativa de mitigar comportamentos e condições inseguras que podem levar a acidentes. Normalmente, as medições de desempenho podem ser de monitoramento ativo ou reativo. O monitoramento reativo define identificar e relatar incidentes e aprender com os erros, enquanto o monitoramento ativo fornece feedback sobre o desempenho antes que ocorra um incidente.

Um indicador de desempenho de segurança refere-se à medição das mudanças ao longo do tempo no nível de segurança como resultado de ações realizadas. Dessa forma, fornecendo informações sobre o desempenho organizacional, motivando as pessoas a trabalhar na segurança e aumentando o potencial organizacional para a segurança. Existem dois indicadores de desempenho de segurança, indicadores avançados e indicadores atrasados. Nos indicadores antecedentes, a resposta é de natureza proativa com a intenção de fazer mudanças no processo de segurança para evitar lesões, enquanto nos indicadores atrasados a resposta é reativa porque as lesões já ocorreram e a resposta é iniciada para tentar prevenir a ocorrência de mais lesões.

Gerenciamento de segurança, reconhecendo o perigo:

O passo inicial para prevenir acidentes é a identificação dos perigos. A melhoria do desempenho de segurança de SSMA requer a implementação de programas proativos de identificação e prevenção de riscos aos trabalhadores. O risco associado a condições ou situações perigosas em um ambiente de trabalho só pode ser analisado para prevenção de acidentes se os perigos relacionados puderem ser devidamente reconhecidos ou identificados. Para identificar proativamente situações e condições perigosas, os detalhes dos dados de incidentes de segurança podem ser analisados para identificar variáveis de previsão de futuros incidentes em ambientes de fabricação.

Coleta, análise e compartilhamento de dados de segurança:

A coleta, análise e compartilhamento de dados de segurança ajudarão a indústria a descobrir as causas principais de um evento, explorar perigos existentes e potenciais e melhorar os programas de segurança SSMA existentes.

Benefícios da segurança, saúde e meio ambiente (SSMA) para empresas:

Estabelecer uma política de SSMA é de suma importância para a organização dos processos e, principalmente, para a criação de uma cultura diferente com relação à segurança do trabalho.

Criar um ambiente seguro e saudável de trabalho impacta diretamente na produtividade dos funcionários. Da mesma forma a garantir a segurança dos colaboradores e estar em dia com a lei, a implementação de um bom programa de SSMA gera valor para a empresa perante o público em geral.

São valores de um cenário que vem se construindo há algum tempo, onde a sustentabilidade é peça fundamental para a imagem das organizações. 

O primeiro passo para criar uma cultura diferente é identificar em qual nível de maturidade a empresa se encontra, a partir daí, elaborar um plano de mudanças que envolva os funcionários e naturalize as boas práticas de segurança.

Um bom gestor precisa estar sempre atento às mudanças de percepção da sociedade, adequando a empresa às expectativas atuais.

Como é feita a gestão de SSMA nas empresas? 

A gestão envolve procedimentos, normas, metodologias, força de trabalho e equipamentos necessários para alcançar os resultados desejados. Por isso, é extremamente importante que os objetivos e as funções sejam bem definidos. Cada área tem suas especificidades

Segurança:

A área de segurança do trabalho tem como objetivo atuar na prevenção, reduzindo riscos de acidentes e problemas relacionados à saúde, garantindo a integridade física e mental dos funcionários.

Uso de EPIs

Um dos maiores motivos de acidentes de trabalho é o mau uso dos equipamentos de proteção individual – EPIs – ou até mesmo a falta de uso de equipamentos adequados, em casos mais graves de insegurança.

Para garantir que as normas estão sendo seguidas é necessário checar constantemente o dia a dia de trabalho, observando se os equipamentos estão em bom estado, se há reposição, se os funcionários sabem usar, se seguem as normas de higiene, entre outras.

Uma curiosidade é que desde o início da pandemia, tem se falado muito mais em EPIs, já que as máscaras de proteção contra o vírus são um exemplo de equipamentos de proteção individual e se tornaram absolutamente imprescindíveis.

É uma clara demonstração de mudança de cultura porque prova como a informação direcionada muda a relação das pessoas que, por sua vez, incorporam novos hábitos e práticas.

Controle de riscos

Toda empresa tem particularidades do ambiente de trabalho e é necessário identificar nesse contexto quais são os pontos que oferecem possíveis riscos à segurança

Podem ser equipamentos que apresentam defeitos constantemente e necessitam de manutenções preventivas, ou procedimentos de trabalho que utilizam substâncias tóxicas, entre outros. É necessário organizar essas informações para ser possível controlar o nível de risco.

Prevenção de acidentes

O objetivo principal de toda ação relacionada à segurança é atuar na prevenção de acidentes, antecipando situações de risco no ambiente de trabalho. 

Para tal, é necessário identificar essas situações e elaborar um plano definindo medidas efetivas.

Saúde

O objetivo da área de saúde é garantir qualidade de vida aos trabalhadores. Essa qualidade depende de critérios de higiene, adequação do espaço e do mobiliário, questões de ergonomia, equipamentos adequados e até mesmo a relação entre os colegas de trabalho e seus superiores.

Todos esses fatores, quando não observados, podem impactar a produtividade e causar sérios danos no âmbito profissional e pessoal do trabalhador.

No Brasil, saúde é um direito fundamental do trabalhador, amparado por leis específicas, cabendo multas indenizatórias e outras sanções em casos de perdas sofridas pelo trabalhador no ambiente de trabalho.

Meio ambiente

O objetivo da área de meio ambiente é a preservação do meio ambiente em si. Quando se fala de meio ambiente em SSMA, estamos falando de condições específicas do ambiente de trabalho como: descarte adequado de lixo e resíduos químicos ou tóxicos, cultura do não desperdício e da reciclagem, entre outros.

Essa área tem grande chance de impactar a imagem de uma empresa, já que a pauta sobre o meio ambiente se tornou um dos assuntos mais importantes do mundo todo, devido à escassez de recursos e questões ligadas à preservação da natureza.

Definindo os indicadores de SSMA adequados

São muitos indicadores que podem ser observados na construção desse sistema:

  • Número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais – É importante ter noção do tamanho do problema. Na falta dessa informação, será preciso monitorar os casos por determinado período para conseguir dimensionar qual é a real situação da organização.
  • Tipos de acidentes e doenças – Tipificar é extremamente importante para começar a definir quais são as situações de risco.
  • Frequência de acidentes e doenças – Os acidentes de trabalho podem ser pontuais ou frequentes, observa essa informação é necessário, pois demandam abordagens distintas.
  • Gravidade de acidentes e doenças – Outra informação bem importante é o grau de risco e a gravidade dos acidentes que acontecem. Isso vai ajudar a definir o status de urgência.
  • Quantidade e tipo de material descartado – É necessário mensurar o tipo de material que segue para descarte, a quantidade e a frequência para traçar uma rotina de descarte que atenda às normas ambientais.
  • Quantidade e tipo de resíduo – Levantar quantidade e tipo de resíduo gerado para definir um plano de redução e tratamento (reutilização, reciclagem, dentre outros.).

Esses são apenas alguns entre os mais importantes. Definir corretamente esses indicadores é o primeiro passo para a implementação de um sistema de SSMA eficaz.

Um bom treinamento e divulgação de informações é muito importante para ajudar a construir uma nova cultura na área de segurança. Ainda que o sistema seja desenvolvido por uma empresa contratada, treinar grupos internos é fundamental. O treinamento ajuda não só tecnicamente como incentiva o senso de coletividade, mantendo os colaboradores cientes do que está sendo implementado.

Uma vez implementado, é imprescindível que haja supervisão dos processos e da rotina de trabalho. Isso pode ser feito através de auditorias e de checagens no dia a dia de trabalho (com frequências determinadas previamente), as chamadas inspeções de segurança.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!