TCC: Dicas para você começar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O Trabalho de Conclusão de Curso ou simplesmente TCC é um tema de muito debate, angústia e ansiedade entre os estudantes. De fato, esse trabalho representa muito mais do que apenas um texto comum, com efeito, ele é o trabalho responsável pela finalização e conclusão de um ciclo inteiro de anos de estudos. Entretanto, mesmo sendo um trabalho realizado ao fim de curso, por requerer uma forte autonomia do estudante é notável que vários problemas e questões apareçam.

Nesse sentido, hoje a MeuGuru com esse artigo vêm trazer a você Gurunauta um texto simples e rápido sobre o famoso e temido TCC.

Com efeito, vamos te explicar exatamente o que é um TCC, ou melhor, o que são os TCC’s e ainda vamos te dar algumas dicas preciosas que farão a diferença para você que está nessa jornada ou que logo entrará nela. Portanto, vem conosco Gurunauta que agora vamos explorar o mundo dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Entenda o que é um TCC

Antes de tudo, é importante entendermos o que de fato é um TCC. Com efeito, esses trabalhos são, em geral, trabalhos apresentados ao fim de um determinado curso. Assim, os mesmos não são exclusivos de cursos de graduação, logo, há vários outros cursos e/ou modalidades que podem exigir o mesmo. Decerto, esse trabalho representa, usualmente, uma exigência dos cursos e até mesmo correspondendo a uma etapa obrigatória para a conclusão do referido curso.

Nesse sentido, a extensão do mesmo se torna ampla e transcende e muito as noções populares que o aliam com a graduação. Assim, cursos como mestrado, técnicos, tecnólogos e até mesmo cursos de doutoramento podem e, em sua maioria, exigem esses trabalhos. Todavia, para cada curso e/o modalidade as exigências são distintas e variam de modo a remodelar totalmente a noção do trabalho.

Então, com intuito de explicarmos, em linhas gerais, as referidas distinções vamos as subseç

Monografia de uma graduação/técnico

Uma monografia é um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa sobre um tema específico, realizado por um estudante de graduação. Porém, esse trabalho possui algumas características importantes, onde o trabalho deverá:

Estudante de TCC
Elaborar um TCC com um tema que você tenha domínio é uma das táticas utilizadas para um bom trabalho.
  • Seguir as normas da ABNT ou nomas pré-estabelecidas pela instituição.
  • ser desenvolvido pelo aluno de forma autônoma mas guiado/orientado por um discente da instituição.
  • Contudo, não é necessário/obrigatório apresentação de algo novo ou inédito, assim, o trabalho pode constituir-se de uma revisão bibliográfica e/ou afins.

Portanto, essas características acima são os principais aspectos que definem o que é uma monografia de uma graduação.

Ademais, cursos técnicos e/ou tecnólogos podem exigir também a apresentação de uma monografia. Entretanto, uma vez que o caráter desses cursos é voltado para sua usabilidade e aplicação segue que os mesmos direcionam suas monografias para um tipo de relato fundamentado sobre algum assunto da respectiva área.

Dissertação de um mestrado e tese de doutorado

Por outro lado, essa estrutura pode diferenciar-se já quando olhamos cursos de mestrado frente a graduação. Com efeito, esses cursos possuem maiores exigências uma vez que são focados na especialização do estudante num tema de pesquisa científica.

Nesse sentido, podemos ver facilmente que algumas das discrepâncias que surgem aqui são voltadas exatamente para o grau de refinamento dos trabalhos. Com efeito, ao término do mestrado o estudante deve apresentar uma dissertação que corresponde ao trabalho produzido com auxílio do orientador. Ademais, esse trabalho ainda não possui a exigência de ser algum resultado e/ou pesquisa inovadora, todavia, já há anseios aqui de que o estudante seja capaz de desenvolver um resultado autêntico.

Por outro lado, quando olhamos para os cursos de doutoramento vemos a total necessidade do estudante em ser autônomo. Decerto, visto que a formação de doutoramento objetiva que os egressos sejam verdadeiros cientistas se faz necessário a apresentação de uma tese de doutorado que deve possuir um enorme grau de robustez comparada tanto com a dissertação de mestrado quanto com a monografia de graduação. Em suma, aqui é exigido o desenvolvimento de resultados originais de modo que com isso seja possível ter-se algo capaz de trazer algum impacto a comunidade relativa a essa área.

Dica 1. A escolha do orientador no TCC

A escolha do orientador é um passo crucial no processo de elaboração do TCC, pois ele é responsável por orientar e acompanhar o estudante durante todo o processo. Aqui estão algumas recomendações para escolher o melhor orientador para seu TCC:

  1. Escolha um orientador que tenha experiência na área de estudo do seu TCC e que possa fornecer orientações sólidas e relevantes para a pesquisa.
  2. Verifique a disponibilidade do orientador. Certifique-se de que o orientador tenha tempo suficiente para acompanhar o processo de elaboração do trabalho e fornecer feedbacks consistentes.
  3. Converse com outros estudantes: converse com outros estudantes que já tenham trabalhado com o orientador. Pergunte sobre a experiência deles e se o orientador foi efetivo na orientação e acompanhamento do TCC.
  4. Considere a afinidade pessoal com o orientador.

Dica 2. Como escolher o tema do TCC

A escolha do tema do TCC é uma etapa importante e pode ser desafiadora. Aqui estão algumas dicas para escolher um tema de TCC adequado:

  1. Escolha um tema de seu interesse: escolha um tema que seja do seu interesse e que desperte sua curiosidade. Isso tornará o processo de elaboração do TCC mais motivador e produtivo.
  2. Pesquise sobre o tema: faça uma pesquisa preliminar sobre o tema escolhido. Busque por artigos, livros e outras fontes relevantes para o seu trabalho, para que você possa ter uma base sólida de informações e validar a viabilidade do tema.
  3. Considere a relevância do tema: escolha um tema que seja relevante para a área de estudo e que possa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área.
  4. Defina a delimitação do tema: defina a delimitação do tema, ou seja, estabeleça um recorte específico para o tema escolhido. Isso tornará o tema mais específico e viável para a realização da pesquisa.
  5. Verifique a disponibilidade de orientadores: verifique a disponibilidade de orientadores que possam orientá-lo no tema escolhido. É importante que o orientador tenha experiência na área de estudo do tema escolhido e possa fornecer orientações sólidas e relevantes para a pesquisa.
  6. Verifique as normas da instituição: verifique as normas da instituição em relação à escolha do tema de TCC. Algumas instituições podem ter regras específicas em relação à escolha do tema, como a obrigatoriedade de escolher um tema dentro de uma determinada área de estudo.

Referências

  1. Site Guia da Monografia:
    GUARDA, Rodrigo. Como fazer um TCC? Guia da Monografia. Disponível em: <https://guiadamonografia.com.br/como-fazer-um-tcc/ ↗>. Acesso em: 14 jul. 2023.
  2. Artigo “Como começar a escrever um TCC?” de Flávia Lopes:
    LOPES, Flávia. Como começar a escrever um TCC? Disponível em: <https://www.flavialopes.com/como-comecar-a-escrever-um-tcc/ ↗>. Acesso em: 14 jul. 2023.
  3. Site Monografis:
    MONOGRAFIS. Como fazer TCC? Disponível em: <https://monografis.com.br/como-fazer-tcc/ ↗>. Acesso em: 14 jul. 2023.
  4. Artigo “Como elaborar um TCC passo a passo” do Portal Pós:
    PORTAL PÓS. Como elaborar um TCC passo a passo. Disponível em: <https://www.portalpos.com.br/como-elaborar-um-tcc-passo-a-passo/ ↗>. Acesso em: 14 jul. 2023.
  5. Vídeo “Como fazer um TCC passo a passo” do canal Saber em Ação:
    SABER EM AÇÃO. Como fazer um TCC passo a passo. 1 vídeo (16 min 12 s). Publicado pelo canal Saber em Ação em 14 abr. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UcCjOqFzrDc ↗>. Acesso em: 14 jul. 2023.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!