Os Tecidos Epiteliais são um dos 4 tipos de tecidos do corpo humano, sendo formado por células em uma matriz extracelular (MEC). É também, o maior tecido, sendo encontrado, principalmente, na pele.
Ainda mais: contam com diferentes funções e especializações. Quer saber mais? Então vamos lá!
Estruturas dos Tecidos Epiteliais
As células dos Tecidos Epiteliais são estruturadas a partir de sua compactação em uma MEC fina. Assim, formam lâminas que recobrem as superfícies internas e externas do corpo, assim como os órgãos de secreção.
Em resumo: as células epiteliais são formados por blocos de construção do tecido epitelial, sendo revestidas por membranas celulares. Ainda, as membranas celulares epiteliais são divididas em três regiões:
- apical
- lateral
- basal.
Funções
A partir de então, como entendemos a estrutura, vamos analisar suas funções:
Secreção
Muitas células epiteliais podem secretar macromolécula, como as glândulas endócrinas. Desse modo, ocorrem a secreção de hormônios responsáveis por regular uma variedade de funções corporais.
Ainda, também existem as glândulas exócrinas para manter as superfícies do corpo e suportar as funções dos órgãos para liberar produtos.
Absorção
Da mesma forma, o tecido epitelial também exerce a função de absorção, como vista pelos epitélios de superfície. Por exemplo, são as microvilosidades apicais que aumentam significativamente a área de superfície de absorção, como o epitélio colunar/cilíndrico do intestino delgado.
Assim sendo, essas células atuam na absorção dos nutrientes do trato digestivo e transporte de substâncias para a circulação.
Transporte
Com canais e bombas na superfície apical e basal, as células epiteliais transportam substâncias em diferentes fluxos. Por exemplo, as células cilíndricas do íleo transportam ferro do lúmen intestinal para os capilares, e as células cúbicas dos túbulos renais excretam hidrogênio do corpo na urina. Os epitélios pavimentosos formam as membranas serosas e mucosas, como os revestimentos capilares, e são especializados no transporte bidirecional de substâncias.
Proteção
O tecido epitelial forma uma barreira protetora. Protege os órgãos vizinhos de influências mecânicas e químicas, como intoxicação, lágrimas e infeções. Esta é uma das razões para a falta de vasos sanguíneos no epitélio. Isso ocorre porque a fricção pode fazer com que os vasos sanguíneos se rompera e sangrem.
Desse modo, o epitélio protetor especializado, como epitélio escamoso queratinizado Tem muitas camadas e tem uma alta taxa de renovação celular. Isso significa que eles se recuperaram rapidamente de seus ferimentos.
Função receptora
O epitélio pode ser especializado para adquirir informações sensoriais e interpretar essas informações em sinais nervosos. Um exemplo é o pseudo-epitélio colunar (coluna) do epitélio olfatório. Essas células receptoras epiteliais têm pontas de pêlo que detectem sinais químicos de odores recebidos.
Também, passam esse sinal para o nervo olfativo, que transmite informações sobre o cheiro para o sistema nervoso central. Outros epitélios receptores incluem o epitélio colunar estratificado da retina, as papilas gustativas, o órgão de Corti e a ampola no ouvido interno.
Tipos de Tecidos Epiteliais
En suma, o tecido epitelial é classificado conforme o formato de suas células na camada superficial, assim como, seu número de camadas celulares.
- Forma das células: pavimentoso, escamoso, cuboide, cilíndrico ou colunar
- Camadas de células: simples (uma camada), estratificado (várias camadas).
Como na imagem abaixo, existem subclasses adicionais de classificação epitelial para células que possuem especializações.
Leia sobre outros tecidos: Histologia dos Tecidos Conjuntivos