Temperatura Corporal: Saiba como é feita a regulação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A fisiologia humana, descrita como a divisão da área da saúde que estuda o funcionamento normal do corpo humano. Através dela, posso entender como as atividades funcionais realizadas pelo organismo se interagem e atuam de forma sinérgica. Nesta interação sistemática e de altíssima complexidade a qual, chamada de homeostase, é o foco de toda a fisiologia humana, equilíbrio funcional. Contudo, em todos os processos existem falhas, e nestes defeitos gerados a partir de diversas causas, acontecem as doenças ou patologia. Portanto, nesse artigo veremos sobre mais sobre o controle da temperatura corporal.

Introdução a temperatura corporal

A temperatura corporal apresenta uma variabilidade de cerca de 0,6 C. Desse modo, a intensidade global com as reações metabólicas usam energia. Sendo assim, parte da energia em forma de ATP, liberada como calor. Portanto, o calor é a forma de energia cinética medida como temperatura expressa em
calorias.

Temperatura: Equilíbrio entre produção e perda de calor

Toda energia liberada dos alimentos, transforma-se em calor. Sendo assim, a intensidade da
produção de calor pelo corpo medida da intensidade com que a energia liberada dos alimentos.


O calor, produzido de forma continua como subproduto do metabolismo ocorrendo perda de
calor para o ambiente. Desse modo, o balanço térmico, quando a produção de calor é
igual à sua perda a temperatura ficará constante = 37º C. No entanto, quando a produção e a perda de calor estão desequilibrados ocorrerá aumento ou redução do calor corporal.

Produção do calor

A produção de calor corporal é proporcional ao metabolismo. Portanto alguns, fatores que afetam o metabolismo e a produção de calor.

Exercício

O metabolismo pode aumentar até quinze vezes o valor basal. Sendo assim, a contração promove quebra de cadeias das moléculas de ATP (hidrólise) nos músculos. Contudo, o aumento da intensidade com que ocorre a oxidação dos alimentos.

Hormônios

Os hormônios tireoidianos [tiroxina(T4) e triiodotironina(T3)] regulam o metabolismo basal. Sendo assim, os hormônios tireoidianos estimulam a respiração celular aeróbica. Desse modo as células usam mais oxigênio para produzir ATP. Logo, outros hormônios, tais como a testoterona, insulina e hormônio
de crescimento humano aumentam o metabolismo em cerca de cindo a quinze por cento.

Mecanismo de transferência de temperatura

A manutenção da temperatura normal do corpo depende da capacidade de perder calor para o
ambiente. Logo, na mesma intensidade em que produzida pelas reações metabólicas.
Portanto, o calor pode ser transferido do corpo para o ambiente de quatro maneiras.

Condução

É a troca de calor que ocorre entre as moléculas de duas substâncias que estão em contato direto entre si. Desse modo, em repouso trinta por cento do calor corporal é dissipado para materiais sólidos em contato com corpo (cadeira, roupas, jóias). No entanto, o calor também pode ser obtido por condução.

Convecção

A transferência de calor por meio do movimento de um fluido (gás ou líquido entre as áreas de temperatura diferente. Portanto, o contato de ar, ou da água com o corpo resulta em transferência de calor.

Radiação

É a transferência de calor sob forma de raios infravermelhos, entre um objeto mais quente e um outro
mais frio sem contato físico. Exemplo: se os objetos vizinhos estão mais quente de que uma pessoa, esta absorve mais calor do que perde através da radiação.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a fisiologia humana, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!