Controle de temperatura corporal

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Oi, gurunauta! Vem aprender um pouco mais com a gente? Hoje o assunto trabalhado será a temperatura corporal. Vem?

Temperatura corporal. Fonte: Própria autoria.

Como funciona:

Antes de mais nada, ocorre e envolve a produção de calor e os mecanismos que regulam e mantêm a temperatura interna do corpo (termorregulação), sendo essencial para manter a homeostase de todo o corpo (estabilidade fisiológica).

De antemão, animais endotérmicos, como aves e mamíferos, são capazes de gerar calor metabólico e controlar sua temperatura em torno de um valor constante (calor doméstico), o que lhes permite explorar uma grande variedade de ambientes.

Primeiramente, os répteis, anfíbios, invertebrados e peixes são exemplos de organismos externos que não conseguem regular sua temperatura sem uma fonte externa de aquecimento. Em humanos, as temperaturas normais para adultos saudáveis ​​incluem valores próximos a 37°C.

Sobretudo, os valores abaixo de 35°C (hipotermia) ou acima de 38°C (hipertermia) podem causar problemas de saúde e devem ser monitorados e evitados.

Em primeiro lugar, o controle de temperatura pode ser feito com um termômetro, um termômetro de mercúrio ou um termômetro eletrônico. Esse controle é importante porque algumas doenças, como infecções que causam febre, podem ter como sintoma a alteração da temperatura corporal.

Juntamente com, os chamados pirogênios aumentam os níveis considerados normais de temperatura para combater o agente infeccioso.

Como ocorre o controle?

Em primeiro lugar, a regulação da temperatura corporal em humanos é realizada pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico.

Assim como, uma pequena parte do cérebro que também está envolvida nas emoções, na resposta sexual, no apetite e na regulação da água. Sinais enviados de termorreceptores por toda a pele e a temperatura do sangue que flui pelo hipotálamo indicam o estado de aquecimento do corpo.

Quando o sinal de resfriamento é recebido, o centro produtor de calor no hipotálamo é ativado.

Dessa forma, entende-se que há a estimulação elétrica é enviada pelos nervos simpáticos, causando vasoconstrição dos capilares da pele, reduzindo o fluxo sanguíneo na superfície e o calor é retido nos órgãos profundos.

Por exemplo, essa estimulação também faz com que o músculo pili se contraia, criando uma camada de ar e isolamento. Essa ação é mais eficiente em mamíferos cujos corpos são cobertos por pelos.

Além disso, há estimulação nervosa para a contração muscular, o chamado tremor, que ajuda a gerar calor no corpo.

Todavia, a exposição prolongada ao frio pode levar à regulação hormonal controlada pelo hipotálamo. Isso faz com que a glândula pituitária libere o hormônio estimulante da tireoide (TSH), que aumenta a taxa metabólica e faz com que o corpo produza mais calor.

Artigos renomados sobre o tema:

Gostou? Vem aprender mais sobre esse tema.

TERESA, M. et al. A PROBLEMÁTICA DA TEMPERATURA CORPORAL ENQUANTO UM PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM: CONCEITOS E MECANISMOS REGULADORES. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YXS3Gf3C63PFxkMhp4z8XGm/?format=pdf&lang=pt>.

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YXS3Gf3C63PFxkMhp4z8XGm/?format=pdf&lang=pt

Moodle USP: e-Disciplinas. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5733036/mod_resource/content/2/Anexo%206%20-%20Capitulo%2022%20Termorregula%C3%A7%C3%A3o.pdf>.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5733036/mod_resource/content/2/Anexo%206%20-%20Capitulo%2022%20Termorregula%C3%A7%C3%A3o.pdf

RAFAEL BARTY DEXTRO. Temperatura Corporal – Termorregulação – Fisiologia humana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/fisiologia/temperatura-corporal/>. Acesso em: 22 fev. 2023.

https://www.infoescola.com/fisiologia/temperatura-corporal/

Leia mais artigos meus na meuguru:

https://blog.meuguru.net/vitamina-a/

https://blog.meuguru.net/vitamina-b12/

https://blog.meuguru.net/transporte-de-moleculas/

https://blog.meuguru.net/dissolucao-de-substancias/

E, aí. Gostou desses textos escritos por mim?

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!