Transporte de moléculas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Transporte de moléculas. Fonte: Própria autoria.

Como funciona esse transporte?

Inicialmente, temos que a manutenção de composição química dentro da célula e o equilíbrio de diversas substâncias entre o meio interno.

Bem como, em decorrência disso, há também o meio externo, e é fundamental para a manutenção da vida e o bom funcionamento da célula.

Não fazer isso pode levar a muitos problemas, incluindo: B. Morte celular ou doença grave.

Logo, podemos analisar essa questão por meio de fibrose cística ou a doença do beijo de sal.

Além disso, há defeitos genéticos causam deficiências no transporte de alguns íons através das membranas celulares, causando problemas respiratórios, mau funcionamento do sistema digestivo e muito mais.

Como as moléculas entram e saem?

Inicialmente, a maioria das moléculas (glicose, aminoácidos, nucleotídeos, etc.) e íons (também chamados de ‘solutos’) entram e saem das células por meio de proteínas de transporte especializadas que são altamente seletivas.

Simultaneamente, um pequeno número de pequenas moléculas polares (por exemplo, etanol) e não polares (por exemplo, O2, CO2, N2) podem atravessar a bicamada lipídica de um lado da membrana para o outro.

Tipos de transporte:

Incialmente, a matéria dissolvida pode ser transportada passivamente sem gastar energia ou ativamente transportada com gasto de energia.

Desse modo, o transporte passivo não consome energia (ATP). Isso ocorre porque o transporte ocorre a favor dos gradientes de concentração. H. Moléculas ou íons, também chamados de solutos, passam através da membrana do lado mais concentrado para o lado menos concentrado.

Esse tipo de transporte pode ocorrer por difusão simples e facilitada. O transporte ativo é o oposto.

Os solutos são transportados do lado menos enriquecido para o lado mais enriquecido usando energia.

Tipos de transporte. Fonte: Mundo Educação.

Permeabilidade seletiva de membrana:

Vamos entender mais um pouco sobre a permeabilidade de membranas? Vem!

Primeiramente, os fosfolipídios da membrana plasmática são anfipáticos, possuindo regiões hidrofílicas (que gostam de água) e hidrofóbicas (que odeiam água).

Desse modo, a parte interna hidrofóbica da membrana plasmática favorece o fluxo de algumas substâncias e impede que outras passem pela membrana.

Permeabilidade. Fonte: OpenStax.

Inicialmente, têm-se que as moléculas polares e carregadas têm muito mais dificuldade em atravessar membranas. Moléculas polares podem interagir facilmente com o exterior da membrana onde residem os grupos de cabeça carregados negativamente, mas têm dificuldade em passar pelo interior hidrofóbico.

Para que você compreenda melhor, é necessário os seguinte exemplo:

De antemão, as moléculas de água não podem atravessar as membranas rapidamente (embora seu pequeno tamanho e a falta de carga elétrica permitam que o façam lentamente). Mesmo que os íons pequenos tenham o tamanho certo para deslizar pela membrana, sua carga impede isso.

Sob o mesmo ponto de vista, isso significa que íons como sódio, potássio, cálcio e cloreto não podem atravessar as membranas de maneira significativa por difusão simples e, em vez disso, devem ser transportados por proteínas especializadas (mais sobre isso adiante).

Assim também, as moléculas maiores, mais polares e carregadas, como carboidratos e aminoácidos, também requerem ajuda de proteínas para atravessar as membranas com eficiência.

Leia mais na meuguru:

https://blog.meuguru.net/dissolucao-de-substancias/

https://blog.meuguru.net/meteoritos/

https://blog.meuguru.net/hipotese-heterotrofica/

https://blog.meuguru.net/vitamina-e/

Venha aprender mais!

Oi, gurunauta? Vem aprender mais com esses artigos!

Cuidado ao pesquisar um assunto na internet, verifique se a fonte é confiável!

GERAL, B. Transporte através de membranas celulares. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/morfologia/ELISABETHCRISCUOLOURBINATI/materialdidatico/aula-2-transporte-membranas-bio-2022.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2023.

https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/morfologia/ELISABETHCRISCUOLOURBINATI/materialdidatico/aula-2-transporte-membranas-bio-2022.pdf

Transporte através da membrana. Disponível em: <https://nuepe.ufpr.br/portal/?page_id=6581?page_id=6581>. Acesso em: 22 fev. 2023.

https://nuepe.ufpr.br/portal/?page_id=6581?page_id=6581

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!