Fala Gurunauta, tudo bem? Hoje vou te ensinar tudo sobre Pilates. Te garanto que você vai curtir aprender mais sobre essa técnica e quem sabe até se especializar.
Bora aprender um pouco mais sobre Pilates, então?
O Pilates é uma técnica que junta alongamentos com exercícios de fortalecimento muscular e pode ser aplicada por Educadores Físicos ou Fisioterapeutas.
Foi criado por Joseph Pilates, durante o início da primeira guerra mundial e com o passar dos anos tomou lugar nas academias e consultórios de fisioterapia.
Tudo sobre Pilates e suas divisões
Atualmente essa prática pode ser dividida em:
- Funcional: Equilibra exercícios da técnica com o trabalho voltado ao equilíbrio, simulando assim as atividades realizadas diariamente.
- Aeropilates: É uma das variações mais atuais da técnica. Criado na Espanha, para que haja a execução dos movimentos, o aluno deverá utilizar-se de um Columbio (Balanço) para que realize o exercícios.
- Neopilates: Há o maior gasto calórico nessa variação. O objetivo é melhorar a propriocepção e além disso estimular o equilíbrio, marcha e manutenção postural através da realização dos movimentos da prática, intercalados com outras atividades, como a utilização de bolas, cama elástica, entre outros.
- Original: Segue os princípios do seu criador. Utiliza um mobiliário próprio para a realização dos exercícios
- Contemporâneo: Faz uso das técnicas criadas pelo seu inventor, porém com novos acessórios, como o TRX, Fit Ball ou a Bola suíça, por exemplo.
Assim, temos pilates para todos os gostos, porém cada um tem a sua respectiva indicação.
Para esse esporte, as regras são claras:
Vamos lá:
- O instrutor deve ter a formação específica para a aplicação do método;
- O aluno deverá trazer roupas confortáveis e realizar o exercício com a supervisão de um responsável;
- Não realize as atividades do estúdio em casa! Por isso, se você é daquelas pessoas que ama repetir o que acontece no estúdio, tire o seu cavalo da chuva, pois é extremamente perigoso e você poderá se machucar.
- Caso você tenha muita dor ao realizar os exercícios, informe ao seu Instrutor, afinal, os exercícios poderão ser dosados de acordo com a sua condição física;
- Em caso de pressão alta ou baixa, avise o seu instrutor, pois a prática da atividade física deve ser algo prazeroso e não uma experiência dramática.
Situações de atenção do Pilates
- Acidentes recentes: Caso você tenha sofrido um acidente o ideal é se informar com o seu médico se pode realizar os exercícios ou não;
- Mulheres grávidas:
- Pessoas de mais idade;
- Pessoas com osteoporose;
- Fraturas recentes que possam diminuir o equilíbrio;
- Hipertensão não controlada, pois deve-se controlar a pressão arterial a fim de evitar quaisquer tipos de mal estar durante a prática.
Espero que você tenha conhecido um pouco do Pilates.
Eu poderia falar horas sobre essa técnica, porém te indico um site muito interessante sobre a prática do Pilates, afinal, é sempre bom saber sobre técnicas novas, não é mesmo?
Por falar em novas técnicas, você já sabe como funciona o aumento da auto estima? Clique aqui e saiba mais, te garanto que você poderá ajudar muitas pessoas, pois esporte é uma das formas que cito nesse post.
Abraço da Guru e até amanha!