Uma IA pode aprender a ganhar na mega-sena?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ganhar na mega-sena

Uma dúvida que surge bastante é se é possível uma IA aprender a ganhar o jogo da mega-sena a partir dos resultados anteriores do jogo. Essa não é uma ideia tão absurda de se pensar, uma vez que as coisas que a inteligência artificial está fazendo são simplesmente incríveis, que geram soluções implementadas em diversas áreas da ciência, dos negócios e mais. Mas afinal, uma IA pode aprender a ganhar na mega-sena?

Uma IA pode aprender a ganhar na mega-sena? – Mega-sena

Antes de tudo, o que seria a mega sena? A mega-sena é um dos únicos jogos de apostas permitido por lei no brasil, realizada pela Caixa  Econômica Federal. Esse jogo é bastante famoso pelos seus prêmios em dinheiro de alto valor.

Fonte: Estado de Minas.

Para ganhar esse prêmio, basta acertar as 6 dezenas dentre 60 dezenas disponíveis no bilhete. As dezenas vão de 01 até o número 60. Para realizar uma aposta simples, de 6 dezenas, o apostador vai ter que desembolsar R$ 4,50. É possível apostar mais dezenas, mas o custo para isso é bem maior.

A edição da mega-sena de final de ano de 2022, a mega da virada, está com um prêmio estimado de R$ 450.000.000. As chances de uma pessoa ganhar esse prêmio, com um jogo simples, é de 1 em 50.063.860.

Vale ressaltar que as dezenas são sorteadas ao vivo, através da seleção de bolas em uma roleta. Ou seja, as dezenas sorteadas são completamente aleatórias. 

Uma IA pode aprender a ganhar na mega-sena? – Analogia com moedas

Muitos dizem, com razão, que existem dezenas que foram mais frequentes que outras, nessas mais de 2500 edições do jogo. Contudo, não se pode afirmar que essas dezenas são mais prováveis, Pois o fato delas terem sido sorteadas mais vezes que outras não diz que existem mais chances delas serem sorteadas. 

Isso porque 2500 edições é uma quantidade muito baixa, tendo em vista a quantidade de resultados possíveis,  50.063.860. Ou seja, não temos como observar o perfil aleatório com essa quantidade de edições. 

Vamos fazer uma analogia com moedas. A brincadeira cara ou coroa tem apenas 2 possibilidades de resultados, cara ou coroa, e, considerando que a moeda não seja viciada, a probabilidade de ambas as faces estarem viradas para cima é de 50%. Vamos supor que joguemos a moeda 6 vezes. 

Se a probabilidade de cair uma das faces é 50%, então podemos dizer que irá cair cara 3 vezes e coroa 3 vezes? Não. Podem cair 4 caras e 2 coroas, o contrário, ou até mesmo 6 caras ou coroas. A questão é que 6 tentativas é um valor baixo para observar a aleatoriedade desse jogo, e se das 6 tentativas, 4 forem caras, não podemos afirmar que cara é o resultado mais provável.

Para observarmos o caráter aleatório do jogo, devemos repeti-lo diversas vezes. Quanto mais vezes jogarmos a moeda, a contagem de caras e coroas vai se aproximar cada vez mais de 50% para cada.

E isso acontece também com a mega-sena, contudo, na mega-sena, as possibilidades são maiores que 50 milhões. Então, dá para imaginar que 2500 jogos não vão revelar grandes informações sobre os valores prováveis de cada dezena. 

 Uma IA pode aprender a ganhar na mega-sena? – Uma IA pode aprender a ganhar?

A verdade é que não. Inteligências artificiais têm a capacidade de prever sim situações, mas quando ela tem acesso a conjunto de dados que estão relacionadas com o evento a ser previsto.

Um exemplo é uma IA que vai tentar prever uma safra de soja a partir dos índices meteorológicos de uma temporada. Os índices estão diretamente relacionados com a produção da soja, e a inteligência artificial vai aprender sobre esses padrões e essas relações.

Já os resultados anteriores da mega-sena são completamente independentes entre si. A probabilidade de um resultado específico acontecer independe dos resultados anteriores. Chama-se esse conceito de falácia do apostador, que é quando alguém diz que um evento aleatório pode ser mais ou menos provável de ocorrer em eventos passados, quando na verdade esses eventos são independentes entre si.

Ou seja, se a dezena 01 for sorteada em 10 edições seguidas, não é mais provável ou menos provável o sorteio da dezena 01 na próxima edição. Como já dito anteriormente, os valores sorteados são independentes.

Uma IA até pode tentar reconhecer alguns padrões nas edições anteriores da mega-sena, mas esses padrões são gerados pelo acaso, e não têm tendência de repetição. Então quando ela for tentar prever um resultado, ela irá escolher valores com a mesma probabilidade de acerto que qualquer outra aposta, sempre.   

Conclusão

Em suma, concluímos que os sorteios da mega-sena são impossíveis de prever. Mesmo com um modelo de IA robusto. Contudo, outras coisas podem ser previstas com modelos bem simples, como a classificação de câncer de mama com IA, que fizemos em um artigo anterior. Esses problemas de classificação, diferentemente da mega-sena, não têm caráter aleatório e podem sim ser previstos. Até a próxima!

Referências

https://www.em.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mega-Sena#

https://loterias.caixa.gov.br/Paginas/Mega-Sena.aspx

Loteria ícones criados por Freepik – Flaticon

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!