Usinagem Convencional: Os Principais Processos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Usinagem Convencional

Os processos de usinagem convencional utilizam uma ferramenta de geometria definida. São os processos de usinagem mais comumente usados em indústrias, compreendendo uma série de processos que obtêm diversos tipos de produtos.

Os processos de usinagem convencional mais comuns são o torneamento, o fresamento, a furação, a serragem, o mandrilamento, o aplainamento, o brochamento e a retificação.

Torneamento

O torneamento é um processo de usinagem convencional que utiliza uma ferramenta monocortante para remover cavaco de uma peça em revolução. Por meio do torneamento é possível realizar operações de torneamento externo, torneamento interno, sangramento, perfilamento, rosqueamento e até mesmo furação.

A máquina que realiza o torneamento é o torno, havendo diversos tipos de torno para cada necessidade de operação. Alguns exemplos de torno são o torno universal, o torno revólver e o torno copiador.

Fresamento

Outro processo de usinagem convencional é o fresamento, uma operação que utiliza uma ferramenta multi-cortante chamada fresa. Esta fresa rotaciona sobre uma peça fixa por meio de uma morsa, enquanto remove progressivamente o cavaco.

Por meio desta operação podem ser usinadas diversos tipos de peças, como engrenagens retas e helicoidais. E as fresadoras, que são as responsáveis por realizar o fresamento, podem ser do tipo vertical, horizontal ou universal.

Furação

A furação tem como objetivo usinar um furo em uma peça por meio da ferramenta de corte chamada de broca. O tipo mais comum de broca é a broca helicoidal, mas também há aplicação para as brocas canhão e brocas de centro.

A furadeira é a máquina responsável por realizar a furação, havendo diversos tipos, como a furadeira de coluna, a furadeira de bancada e a furadeira manual.

Outras operações de usinagem convencional estão relacionadas com a furação, tais como o alargamento. O alargamento visa ajustar as dimensões do furo, utilizando escoriadores e rebaixadores no lugar das brocas na furadeira.

Serragem

Os processos de serragem buscam seccionar uma peça por meio da serra, uma ferramenta multicortante. Há diversos tipos de serra, sendo as mais comuns a serra alternativa, adequada para processos manuais, para processos automáticos são mais adequadas a serra de disco e a serra de fita, já que são mais produtivas.

Mandrilamento

O mandrilamento é uma operação de usinagem muito similar ao torneamento, porém é a ferramenta que rotaciona e não a peça. Através da ferramenta mono cortante, o mandril, é possível realizar a usinagem de perfis circulares externos ou internos.

A máquina que realiza o mandrilamento é a mandriladora, uma máquina muito versátil, já que pode também realizar outras operações de usinagem, como a furação e o fresamento.

Aplainamento

O aplainamento busca a remoção de cavaco de superfícies planas ao se realizar movimentos alternativos realizados por uma ferramenta monocortante. Este processo de usinagem é feito nas plainas, que podem ser verticais, horizontais ou plainas de mesa, nesta última a peça se movimenta enquanto a ferramenta está fixa.

Brochamento

A ferramenta multicortante chamada de brocha realiza a operação de brochamento, removendo cavaco progressivamente da peça, formando rasgos. Os dentes da brocha possuem profundidade crescente e a operação é realizada em prensas.

Retificação

Apesar de ser um processo de usinagem convencional, a ferramenta empregada na retificação (rebolo) não possui uma forma definida, pois é formado por grãos abrasivos unidos por aglomerante. É uma operação de acabamento realizada nas retificadoras, que podem ser planas, universais ou centerless.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/torneamento-operacoes/

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!