Usinagem por Feixe de Elétrons

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Usinagem por feixe de elétrons

A usinagem por feixe de elétrons é um processo de usinagem não-convencional, ou avançado, que possui muitos benefícios e vem ganhando espaço. Este processo utiliza um bombardeamento de elétrons, um conjunto de elétrons que sofre aceleração e se concentram em um feixe de alta energia cinética.

Ocorre uma transformação da energia cinética em energia térmica quando o feixe atinge a peça, havendo geração de calor suficiente para a fusão de praticamente todos os metais. Esta energia térmica vaporiza instantaneamente o metal e a remoção dos gases e líquidos ocorre pela pressão do vapor.

Este processo surgiu primeiro para processos de soldagem, nos quais se fez necessário realizar solda sem oxidação em materiais reativos, como, por exemplo, o titânio. Com o surgimento das câmaras de vácuo, este processo se tornou muito mais versátil e permitiu concentrar os elétrons, permitindo processos de usinagem, tratamento superficial e soldagem.

O equipamento necessário para a realização da usinagem por feixe de elétrons são o canhão emissor, as lentes de focalização e o sistema de ajuste de foco. Estes componentes se localizam no interior da câmara de vácuo, já que permite a concentração do feixe.

O canhão emissor de elétrons possui um cátodo e um ânodo que são responsáveis pela emissão e aceleração dos elétrons. O sistema de controle e ajuste de foco possui bobinas de deflexão que mantêm a direção do feixe.

Vantagens e Limitações

Este processo de fabricação pode usinar quase todos os metais, permitindo cortes de alta qualidade. É possível também realizar usinagem a níveis microscópicos, nos processos de microusinagem, tão importantes para aplicações da indústria eletrônica.

Ainda é um processo que está em fase experimental, havendo a necessidade de realizar diversos estudos para que ganhe mais espaço. O custo do processo também é um fator limitante, com seu equipamento sofisticado representando um alto investimento inicial e de manutenção.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!