Usinagem Química

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

usinagem química

A usinagem química é um processo de fabricação não-convencional que utiliza uma substância química para a aplicação de relevo no produto. Esta substância química é corrosiva, sendo uma substância básica na usinagem do alumínio e dos aços e uma substância ácida para a usinagem do cobre e do níquel.

O processo começa preparando a superfície por meio de limpeza e remoção de gorduras, o que a torna mais apropriada para as etapas seguintes. Em seguida deve se proteger a região que não se deseja usinar com uma máscara especial, que não sofre a ação corrosiva da substância. Esta máscara pode ser borracha, resina, verniz ou em casos em que se demanda elevada precisão pode ser uma resina fotossensível. Como a ação da substância corrosiva nem sempre é perpendicular, a máscara deve possuir dimensões um pouco maiores do que a da região que se deseja proteger.

A usinagem química propriamente dita ocorre após a máscara cobrir o material, colocando a substância corrosiva em contato com a peça até se atingir o equilíbrio químico. Por fim, há a limpeza do produto, removendo a máscara por meio de escovamento mecânico e banho.

Este processo de usinagem tem conquistado espaço na indústria aeronáutica, na indústria eletrônica, na indústria elétrica e na indústria mecânica de precisão. Placas de circuito impresso, componentes aeronáuticos, elementos miniaturizados e outros componentes são produtos desta técnica de usinagem.

Vantagens e Limitações

A usinagem química é um processo mais rápido em comparação à usinagem mecânica convencional, mesmo em correções ou retrabalhos. Por este processo é possível produzir peças sem qualquer tipo de rebarba.

Como mencionado, a ação da substância corrosiva não é perpendicular, assim o recorte não é perpendicular e os ângulos são mal reproduzidos. A execução das máscaras é uma tarefa complexa e que só atinge bons resultados após inúmeras tentativas.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!