Utilização do solo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

utilização do solo
Utilização do solo

Utilização do Solo.

Primeiramente, o solo cobre a superfície do planeta, encontrado em todos os principais ambientes da Terra. Dessa maneira, o solo é criado pela quebra de rochas e pedregulhos em pedaços cada vez menores por forças erosivas, e a natureza de um solo é definida pelas rochas-mãe das quais foi feito.

No entanto, o solo é mais do que pedaços de rocha e areia, sendo o lar de um mundo imenso e diverso, desde animais microscópicos, bactérias e fungos até criaturas como besouros, milípedes e minhocas, todos interagindo para produzir um ecossistema complexo. Assim, os usos do solo variam amplamente, desde agricultura e jardinagem até construção, medicina e indústria de beleza.

O solo fornece tanto para nós.Nesse sentido, temos comida, abrigo e roupas, tudo por causa do solo! Podemos comer porque cultivar e colher alimentos do solo. Assim, construímos casas usando partículas de areia que tornam parte do concreto que é usado para fundações e paredes de nossas casas e madeira de árvores cultivadas no solo. Dessa forma, algumas casas são feitas de tijolos, feitos de barro, um tipo de solo.

Utilização do solo na Agricultura, Parques e Jardins

Antes de tudo, com exceção da hidroponia e da aquicultura, todas as plantas e alimentos produzidos na terra dependem do solo. Assim, árvores frutíferas, plantações de grãos e grama para pastagem de gado, ovelhas e outros animais dependem de um solo saudável e produtivo.

Dessa maneira, os solos podem variar muito em suas características, e escolher a cultura certa para o tipo de solo é muito importante. Assim, culturas que crescem bem em solos arenosos incluem milho, feijão, tomate, tubérculos, incluindo cenoura, rabanete, batata e ervas como alecrim, orégano e tomilho. Nesse ínterim, essas plantas preferem solos leves e arejados que drenam rapidamente e são fáceis de criar raízes.

Outros vegetais, como brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas, preferem solos mais argilosos ou limosos, que retêm bem a água e fornecem suporte para a estrutura da raiz.

Assim, além de cultivar em um campo, o solo também é essencial para jardins e canteiros de flores, parques públicos e jardins botânicos. Árvores que fornecem sombra, grama que fornece áreas de descanso e lazer e flores ornamentais requerem solo para viver.

Edificação e Construção

Com exceção da madeira, todos os materiais usados na construção civil vêm de dentro da Terra. Ferro, alumínio, estanho e outros metais são extraídos de pedras e solos com altas concentrações desses metais.

O vidro é feito de areia e calcário. A areia deve ter um tamanho e cor específicos e deve ser quimicamente pura – e está se tornando cada vez mais difícil de obter.

O calcário é muito mais abundante e é considerado uma rocha biológica, formada ao longo de milhares de anos pelo acúmulo de conchas, corais, fitoplâncton, algas e outras formas de vida marinha com invólucros calcários. O calcário também é um ingrediente essencial na produção de cimento, que é a substância mais usada no mundo além da água, e é responsável por aproximadamente 8% das emissões mundiais de dióxido de carbono.

Outro material amplamente utilizado na construção é a argila. Os solos argilosos, utilizados na produção de tijolos e telhas de adobe e telhas de terracota.

Serviços de ecossistemas

Os solos podem absorver grandes quantidades de água da chuva, ajudando a regular a água na paisagem e reduzindo as inundações a jusante. Quando a água é filtrada através da rocha e do solo, ela é limpa de impurezas e bactérias, desempenhando um papel importante na manutenção da qualidade da água. A quantidade de água que um solo pode absorver, afetada pela rapidez com que a água pode se infiltrar no solo, pela estrutura interna do solo e pela quantidade de matéria orgânica que ele contém.

Os solos também podem conter ou sequestrar grandes quantidades de carbono na forma de matéria orgânica. Quando as plantas crescem e realizam a fotossíntese, elas extraem dióxido de carbono atmosférico do ar e o enviam para o solo através das raízes, na forma de açúcares que exsudam das raízes para o solo. Quando deixado intacto, esse carbono pode permanecer no solo por longos períodos. No entanto, a perturbação causada pelo desmatamento ou aração do solo fará com que esse carbono seja liberado de volta para a atmosfera.

Olaria e Cerâmica

O solo argiloso, usado na fabricação de cerâmica ou cerâmica. Ao adicionar água ao solo argiloso torna-se cerâmica. Outros tipos de argilas produzem vidrados e esmaltes que revestem a superfície e podem ser misturados com pigmentos para criar uma variedade de cores. Objetos comumente formados com argila incluem vasos, tigelas, xícaras e esculturas.

Medicina

Muitos dos medicamentos atuais – como antibióticos, antidepressivos e antifúngicos – desenvolvidos a partir de bactérias e fungos que vivem no solo. Um grama de solo contém milhões de bactérias e milhares de fungos, com muitas espécies e formas de vida diferentes. Muitos destes desconhecidos da ciência e acredita-se que este mundo tenha um grande potencial no desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos.

Produtos e tratamentos de beleza

Muitos produtos de beleza comuns usam o solo como ingredientes e são usados há milhares de anos. Os solos argilosos são usados em muitos blushes e bases. Estes podem ser variados usando diferentes cores de argila, ou adicionando pigmentos extraídos de minerais como malaquita, azurita e cinábrio.

O solo rico em argila também é usado há séculos por suas propriedades rejuvenescedoras. Banhos de lama, máscaras faciais e até cremes dentais são feitos de argilas ricas em minerais, com diferentes argilas oferecendo diferentes propriedades.

Por que os solos são importantes?

O solo é o nosso sistema de suporte de vida. Os solos ancoram as raízes, retêm a água e armazenam os nutrientes. Os solos são o lar de minhocas, cupins e uma miríade de microrganismos que fixam o nitrogênio e decompõem a matéria orgânica. Construímos no solo e também com ele. Ele também desempenha um papel vital no ecossistema da Terra e sem ele a vida humana seria muito difícil.

O solo fornece às plantas um ponto de apoio para suas raízes e contém os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. O solo filtra a água da chuva e regula a descarga do excesso de água da chuva, evitando inundações.

Ele é capaz de armazenar grandes quantidades de carbono orgânico. É a maior reserva terrestre de carbono. Em média, o solo contém cerca de três vezes mais carbono orgânico do que a vegetação e cerca de duas vezes mais carbono do que a atmosfera. O carbono ao sair da atmosfera e armazenado no solo, ajudando a reequilibrar o balanço global de carbono.

O solo fornece às pessoas alguns materiais essenciais de construção e fabricação: construímos nossas casas com tijolos feitos de barro e tomamos café em canecas que essencialmente terra cozida (argila). A água é servida em um copo feito de areia (dióxido de silício).

Rochas e minerais vêm à mente como a base do material do solo, no entanto, o solo também abriga uma grande quantidade de organismos vivos. A biodiversidade da vida visível e microscópica que usa o solo como sua casa é vasta. O solo é um dos grandes reservatórios do planeta de microrganismos não descobertos. O solo também é um arquivo. Ele apresenta um registro das condições ambientais do passado, armazenando artefatos naturais de ecossistemas do passado, como o pólen.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!