Vitamina B12

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Oi, gurunauta! Vem aprender um pouco mais com a gente? Hoje o assunto trabalhado será a vitamina B12. Então, bora lá?

Vitamina B12. Fonte: Própria autoria.

Afinal, o que é essa vitamina?

Inicialmente, a vitamina, também conhecida como cobalamina, está diretamente envolvida na produção de DNA e RNA e na formação de células sanguíneas e nervosas.

Desse modo, é importante para a manutenção da mielina, estrutura das células nervosas que transmitem impulsos elétricos e integram comunicação entre as células.

Portanto, além de melhorar as qualidades físicas e mentais, é necessário para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.

Impactos da falta de vitamina:

Inicialmente, a deficiência de vitamina B12 pode levar a uma condição chamada anemia megaloblástica, na qual glóbulos vermelhos gigantes (defeituosos) se formam no sangue.

Dessa forma, falamos de anemia perniciosa quando o problema vem da absorção corporal inadequada e não da baixa ingestão.

Acima de tudo, como resultado, baixos níveis de nutrientes podem afetar o fornecimento de oxigênio para as células do corpo, o que pode levar ao cansaço, fadiga e depressão.

Portanto, também afetam partes do sistema nervoso e, se a deficiência crônica de vitamina B12 persistir por vários anos, pode levar a danos neurológicos, como perda de memória, comprometimento cognitivo, demência e depressão.

Alimentos ricos em vitamina B12:

Atualmente, a vitamina B12 foi originalmente encontrada em bactérias do solo, que se decompunham e liberavam os nutrientes quando os herbívoros se alimentavam de raízes e gramíneas.

Nesse ínterim, obtemos esses nutrientes indiretamente por meio de alimentos de origem animal (carne, ovos, leite e seus derivados).

Deficiência da vitamina:

Inicialmente, essa deficiência de micronutrientes se deve principalmente ao baixo consumo de alimentos de origem animal, que são a principal fonte desse nutriente.

Atualmente, os veganos e vegetarianos devem contar com suplementação, além de exames de sangue regulares para monitorar seus níveis sanguíneos.

Analogamente, a deficiência também pode ser devido a uma deficiência na digestão e absorção de vitaminas, pois depende de fatores internos presentes no estômago para que isso ocorra adequadamente.

Conforme há o caso de pacientes idosos com certo grau de atrofia da mucosa gástrica devido ao envelhecimento e de pacientes em uso de antibióticos e antiácidos.

Outras pessoas em risco de deficiência de vitamina B12 são aquelas com uma doença crônica, como diabetes.

Há ainda os pacientes infectados pelo HIV com doença ativa (AIDS) também têm dificuldade em absorver nutrientes e podem ter níveis mais baixos.

Vem ler mais um pouquinho sobre por meio dos artigos:

Posteriormente, a essa leitura. Leias mais artigos escritos por mim!

https://blog.meuguru.net/vitamina-a/

https://blog.meuguru.net/transporte-de-moleculas/

https://blog.meuguru.net/dissolucao-de-substancias/

https://blog.meuguru.net/meteoritos/

Aprenda mais com os artigos a seguir:

MENEGARDO, C. S. et al. Deficiência de vitamina B12 e fatores associados em idosos institucionalizados. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, n. 2, 2020.

https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xGfcfNfxnWNP7r3Qq4hFTBt/?lang=pt

PERUCHA, V. F. R. et al. Vitamin B12 and methods used in food consumption assessment in the elderly: integrative review. Revista Médica de Minas Gerais, v. 26, 2016.

https://rmmg.org/artigo/detalhes/2229

Disponível em: <https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans/artigo/170/vitamina-b12>. Acesso em: 22 fev. 2023.

https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans/artigo/170/vitamina-b12

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!