Vitamina C

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Mas, qual será a real função da vitamina C, e como ela ficou tão famosa com o Covid-19?

De antemão, provavelmente você deve ter conhecido alguém que durante o covid ou durante a pandemia foi medicado com vitamina C. Mas, será que essa vitamina é realmente tão boa?

Vitamina C e os seus benefícios:

Então, os benefícios da vitamina C ultrapassam o nosso conhecimento, essa vitamina é essencial a nossa vida!

Comumente ela se faz conhecida por ser o acido ascórbico, o qual possui propriedades de modo antioxidante.

Acima de tudo, essa propriedade pode ser encontrada nos mais diversos alimentos os quais possibilitam a utilização de frutos cítricos.

Desde já, tem-se que a vitamina C é de modo hidrossolúvel e também atua de modo termolábil. Por meio disso, não suporta variação de temperatura.

Sobretudo, faz-se necessário que o corpo não armazene uma quantidade de modo adequado ao organismo, e por meio disso necessita que o consumo se valide de modo diário.

Primeiramente, é válido informar que nós seres humanos não conseguimos sintetizar a vitamina C, diante disso, ocorre a ingestão de alimentos que tenham essa vitamina.

Deficiência:

A deficiência dessa vitamina se relaciona intimamente com o desenvolvimento do escorbuto, e então desse modo, essa doença se define como hemorragia, gengiva dolorida, frouxo, inchaço em articulação.

Principalmente, em casos mais graves que podem gerar até mesmo a morte do individuo. Há ainda, que nos anos de navegações marítimas muitos marinheiros morreram em decorrência de falta dessa vitamina.

Além disso, algumas pessoas da tripulação também sofriam com essa falta de vitamina. Somente James Lind, em 1735 conseguiu associar a ingestão de suco cítrico, com a melhora desses quadros de doença.

Importância da vitamina C:

Facilitação da absorção de ferro pelo corpo;

Defesa do organismo contra infecções;

Formação das fibras colágenas;

Manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.

Síntese de hormônios;

Atuação como coenzima nas reações de hidroxilação (processo em que se introduz um grupo hidroxila em um composto orgânico);”

“Proteção antioxidante;

Prevenção do escorbuto;

Alimentos:

Os alimentos que possuem vitamina C são: frutas cítricas, pimentão verde e tomate, salsa, couve, rabanete, brócolis, fígado e leite.

Caso os alimentos sejam cozidos, tem-se que há uma composição dessa vitamina. Por meio disso, o ideal é que o alimento seja de fato consumido in natura.

Suplementação:

A suplementação de vitamina C se determina como um assunto muito polemico, por meio disso a maioria das pessoas afirma que em doses de excesso essa vitamina pode acabar sendo ruim e prejudicial.

Por meio disso, é necessário que você compreenda a elucidação de alguns problemas que podem ocorrer como sobrecarga de ferro, calculo renal, distúrbios gastrointestinais.

Pode entender?

Em razão disso, você deve entender que é necessário que ocorra a definição de uma dose diária a qual é necessária conforme a prescrição de modo indiscriminado.

Entenda em quais casos podemos analisar mais necessidade dessa vitamina?

Por meio disso, de acordo com a Anvisa é necessário que haja uma necessidade nos casos de gestação, e demais necessidades.

Leia mais posts:

https://blog.meuguru.net/caibras/

Venha por meio desse post saber mais sobre a vitamina C:

MANELA-AZULAY, M. et al. Vitamina C. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 78, n. 3, p. 265–272, jun. 2003.

https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!