Vitamina D

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse texto entender como funciona a vitamina D em nosso organismo. E, desse modo, como essa vitamina é tão importante para a nossa vida!

Nos últimos tempos essa vitamina ganhou destaque por meio da pandemia do COVID-19 já que a maioria do médicos receitava-a. Mas, por que será que isso ocorria?

Vitamina D.
Vitamina D. Fonte: Própria autoria.

O que é?

A vitamina D é um hormônio que atua por meio da saúde óssea, promovendo bom funcionamento da musculatura, da imunidade, e também dos mais variados órgãos e sistemas do corpo humano.

Mediante a isso, elucida-se que essa é uma vitamina muito fundamental para o organismo humano. E, isso se define como essencial.

Função:

É necessário validar que a principal função da vitamina D, é de preservação do sistema que se define como osteomuscular. E, desse modo, essa vitamina age de modo direto nas concentrações de cálcio e também de fósforo no organismo.

Ao longo dos anos, conforme ocorre o aprofundamento de estudos. Há a validação de que a vitamina D se encontra presente nos mais órgãos e tecidos do corpo humano.

Por meio disso, pode-se validar que ela atua no metabolismo do colágeno, há atuação de regulação de magnésio, promovendo também a liberação de insulina por meio do pâncreas e também a prolactina em função da hipófise.

Aliado a isso, há atuação dessa vitamina também na direta prevenção de tumores, por meio de carcinoma de mama, ou também carcinoma de próstata. E, visualiza a atuação em prevenção de doenças consideradas autoimunes.

Onde ela se encontra?

Sabe aquela associação de vitamina D com o sol, que você nunca conseguiu entender? Então, os precursores da vitamina D são produzidos pelo nosso corpo.

Basicamente por meio do contato do sol, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3. E, desse modo, ocorre a hidroxilação dessa vitamina em nosso fígado.

Por meio disso, ocorre a transformação dessa vitamina de 25 OH D3 em vitamina D a qual se dosa por meio do sangue, e por meio disso, o calcitriol a molécula passa a ativar a vitamina D.

Como medir?

Para que ocorra a correta dosagem dessa vitamina no nosso organismo, é necessário a realização de exames. Desse modo, entende-se que quando a vitamina esta baixa, consequentemente a quantidade de cálcio em nosso organismo tem sua quantidade reduzida.

Por meio disso, implica de modo negativo na ossificação, juntamente no implicar negativo do crescimento nas crianças. E, por meio disso, inviabiliza a remodelação óssea nos adultos, o que proporciona o desenvolver de osteopenia juntamente com a osteoporose nos adultos, gerando assim raquitismo.

Quantidade no organismo?

Considera-se os níveis normais como:

Sendo a população saudável com idade abaixo de 60 anos tem como superior a 20ng/mL. Já na população acima de 60 anos e ainda grupo de risco deve ter os níveis de 30 a 60 ng/mL.

Abaixo, há alguns artigos de revistas conceituadas que abordam sobre a vitamina D. Por meio dessas você pode aprofundar seu estudo!

https://rbm.org.br/details/113/pt-BR

https://www.scielo.br/j/ramb/a/syGpLGbWwrjmZPW7ybHGJSL/?lang=pt

Leia mais no blog da MeuGuru:

https://blog.meuguru.net/lagrimas/

https://blog.meuguru.net/glucagon-e-insulina/

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!