Vitaminas e Minerais essenciais na alimentação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Vitaminas e Minerais

Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para a saúde. Desse modo, precisam ser ricas em Vitaminas e Minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Por isso, vamos apresentar nesse texto, um resumo sobre essas Vitaminas e Minerais, para que possa tirar suas dúvidas sobre essa importante informação. Assim, poderá melhorar seus hábitos em garantia de sua saúde, se alimentando de forma nutritiva e adequada.

Vitaminas e Minerais: nutrientes essenciais

Primeiramente, os nutrientes essenciais dividem-se em: micronutrientes e macronutrientes.

Nós precisamos dos micronutrientes em doses menores, como as vitaminas e os minerais. Caso haja falta deles no organismo, poderá haver prejuízos graves para a saúde. Além disso, vale reforçar que a principal função dos micronutrientes é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo.

Enquanto isso, os macronutrientes são consumidos em grandes quantidades para o bom funcionamento do organismo, sendo separados em: proteína, carboidratos, gorduras e água.

Vitaminas

Em resumo, as vitaminas são responsáveis por atuar no metabolismo celular, protegendo o sistema imunológico e, assim, favorecem o crescimento e as reações químicas para a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Desse modo, existem 13 tipos de vitaminas essenciais, separados em: lipossolúveis e hidrossolúveis. Dentre essas, podemos destacar as mais representativas:

  • Vitamina A ou Pró-vitamina A: encontradas na cenoura, pimentão, abóbora, manga, mamão, tomate, espinafre, agrião, brócolis, batata doce, gema de ovo, fígado, óleo de peixe, leite e derivados integrais. Sua falta causa xeroftalmia e cegueira;

  • Vitamina C: encontrada na acerola, laranja, mexerica, limão, caju, goiaba, morango, kiwi e folhas verdes. Sua falta causa escorbuto, também tendo os sintomas de fraqueza e irritação;

  • Vitamina E: Encontrada no azeite de oliva, óleos vegetais, castanhas, gema de ovo, folhas verdes e legumes. Sua falta no organismo pode causar uma grave anemia;

  • Vitamina D: Encontrada na gema de ovo, sardinha, atum, manteiga, óleo de fígado de bacalhau. A maior parte da vitamina D ativa é adquirida por meio da exposição solar adequada. Sua falta no organismo poderá causar raquitismo e osteoporose;

  • Vitaminas do complexo B: distribuídos na alimentação por carnes, farinhas integrais, vegetais folhosos. Sua falta poderá causar o Beribéri.

Então, onde as vitaminas ficam?

Em resumo, se seguir uma alimentação saudável e rica em frutas, vegetais e proteínas, haverá todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Isso porque as vitaminas encontram-se nos alimentos naturais!

Minerais

Os sais minerais atuam no funcionamento adequado do organismo. Estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, enzimas, hormônios e outras partes das estruturas do corpo. Dentre os mais conhecidos, temos:

  • Cálcio: Adquirido no consumo de leite e derivados; ou em menor quantidade nos vegetais e frutas, peixe, carnes, leguminosas;

  • Ferro: Adquirido no consumo de carnes vermelhas, fígado de boi e vegetais verde-escuros;

  • Fósforo: Adquirido no consumo de leite e derivados, carnes, ovos, cereais e leguminosas;

  • Magnésio: Adquirido no consumo de vegetais verdes, frutas, leguminosas, frutos do mar, sementes e cereais;

  • Potássio: Adquirido no consumo de vegetais, frutas, carnes, aves, peixes, leite e cereais;

  • Selênio: Adquirido no consumo de carnes, cereais integrais e castanhas;

  • Zinco: Adquiridas através de carne bovina e cereais integral.

Portanto, devemos sempre manter nossas vitaminas e minerais em dia para garantir um corpo bem saudável, garantindo nossas funções vitais.

Portanto, ofereça alimentos frescos e bem higienizados às crianças e adolescentes, evite alimentos industrializados que são pobres em nutrientes, e, por fim, ofereça água: corpo hidratado é fundamental. Para informações e orientações individuais, sempre procure um profissional capacitado.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!