Whey Protein: Saiba os tipos e como utiliza-los

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A nutrição esportiva é a ciência que estuda a alimentação voltada a prática de exercício físico. Desse modo, com o fornecimento adequado de nutrientes, o indivíduo vai ter um melhor rendimento durante a atividade física. Para tanto, na natureza, existe uma grande variedade de alimentos, que pode ser de origem animal quanto vegetal, ingeridos ao longo da vida. Portanto, explanarei sobre o whey protein, seus tipos e como utiliza-lo.

O que é Whey Protein?

O whey protein, um suplemento obtido através de qualquer tipo de leite. Sendo assim, qualquer que seja a origem do leite, podemos extrair o whey protein além de outros derivados importantes e deliciosos. Logo, o leite pode ser tanto de origem animal quanto vegetal. Desse modo, a obtenção do leite animal, facilitado pelo tipo de produção animal, pode ser de vaca, cabra, porca, ou seja, qualquer mamífero. No entanto, o leite animal, largamente utilizado é da vaca. Contudo, leite vegetal, obtido das mais variados tipos de grãos e sementes, os quais comumente podemos encontrar são: amêndoas, soja e aveia.

Obtendo o Whey Protein

Para obtenção pura do whey protein, necessitamos isola-lo do leite. Para tanto, tal processo requer a separação das fases do leite. Desse modo, separa-se a fase líquida (soro) da sólida (coalhada) do leite através do processo de coagulação. A porção sólida é rica em gorduras e proteína como a caseína. Sendo assim, a porção líquida, rica em água e proteína. Logo, precisamos secar essa água presente no soro leitoso através do processo de secagem, em temperatura controlada até que sobre a parte sólida do soro. Portanto, a porção sólida do soro, que sobra ao final de todo esse processo, chamamos de whey protein, uma proteína biologicamente rica e nutritiva.

Tipos de Whey Protein

No mercado de suplementos alimentares, podemos encontrar uma enorme variedade de whey protein, tanto na sua composição natural quanto saborizados. Desse modo, os informes nutricionais mais importantes são a quantidade de carboidrato e proteína encontrados no whey. Entretanto, a adição de sabor somente adicionará uma quantidade a mais de carboidrato. Portanto, passarei a vocês os tipos de whey e como utiliza-los.

Whey concentrado

É o tipo de whey encontrado na sua forma bruta, após todo o processo de extração do mesmo. Apresenta uma concentração de cerca de oitenta a noventa por cento de proteína por dose de peso do produto. Sendo assim, quem estipula a dose a ser tomada é o fabricante. Desse modo, nesse tipo de whey, podemos encontrar uma quantidade significativa de carboidrato. Devido a adição de sabor, pois seu sabor natural, não é muito agradável, visto que é um sabor muito forte ao paladar de algumas pessoas. Os sabores mais comercializados são: morango, baunilha e chocolate. No entanto, alguns fabricantes inovam nos sabores mais variados como: chocolate branco, maracujá, doce de leite, açaí, amendoim dentre outras.

Whey isolado

É o tipo de whey protein, que possui uma maior quantidade de proteína em sua concentração, menos carboidrato e livre de lactose. Sendo assim, sua concentração proteica chega a atingir noventa e sete por cento da dose recomendada. Desse modo, maior o aporte de proteína, nota-se que é um produto mais caro que o concentrado.

Whey hidrolisado

É o tipo de whey protein, que possui quase cem por cento de proteína em sua concentração com bem pouca quantidade de carboidrato. Sendo assim, seu processo de obtenção, realizado através de hidrolise das proteínas. Desse modo esse processo, resultará na formação de aminoácidos hidrolisados que são absorvidos e digeridos de forma mais rápida pelo organismo. Portanto, é o tipo de whey mais caro existente no mercado.

Como utilizar o Whey Protein

A utilização desse maravilhoso suplemento, dependerá unicamente do seu objetivo. Desse modo, o whey pode ser utilizado tanto para emagrecimento (isso mesmo!), manutenção da massa muscular e hipertrofia muscular. Sendo assim, para emagrecimento e manutenção, o whey protein adiciona-se água ao mesmo, para a sua utilização. Para tanto, se o seu objetivo for a hipertrofia muscular, adiciona-se leite e alguma fruta a gosto para o aumento da massa muscular. Portanto, para garantir seus objetivos, procure um profissional qualificado, o nutricionista.

E sempre lembre, o suplemento alimentar não deve substituir uma refeição equilibrada e nutritiva.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a nutrição esportiva, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!