A anatomia é uma área de estudo que abrange todos os profissionais da saúde. Indiferentemente da área de atuação e de como o profissional lidará com o corpo de seu paciente/aluno, a anatomia humana é a mesma. Portanto, compreender a anatomia é fundamental para os mais diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, profissionais de educação física, biomédicos, etc.
Ciente disso, imagine a seguinte situação: você é profissional da área da saúde e atua em um laboratório de anatomia, tendo como responsabilidades a catalogação dos órgãos recebidos, a seleção e preparação dos órgãos para as aulas práticas, entre outras funções. Para essa atuação, é imprescindível que o profissional tenha um amplo conhecimento anatômico, além de domínio da nomenclatura anatômica e dos planos seccionais, das posições relativas e sua aplicação prática.
Imagine que, durante a prática profissional, você precisará seccionar alguns órgãos e partes do corpo humano para a prova prática de anatomia, de acordo com a orientação do professor da disciplina, sendo estas:
a) Coração, de forma que seja possível visualizar as quatro câmaras.
b) Coxa, de forma que seja possível visualizar a área de secção transversa dos quatro ventres do quadríceps.
c) Cérebro, de forma que seja possível visualizar o lobo frontal e occipital.
d) Cérebro, de forma que seja possível visualizar o sulco central nos dois hemisférios cerebrais.
Diante disso, qual plano seccional deve ser feito em cada uma dessas peças? Justifique sua resposta.