A cavidade oral (boca) está localizada entre os lábios e as bochechas, no nível da faringe, e se estende até a parte da cavidade oral na faringe e acima. A boca pode ser dividida em vestíbulo e corpo bucal. A própria cavidade oral é delimitada pelos arcos dentários superior e inferior, e a parte posterior (abertura) é a faringe. A boca ainda possui um teto (céu da boca) circundado pelo palato e um assoalho (céu da boca) constituído principalmente pela língua e pelos músculos milo-hioides.
Na boca, o alimento é decomposto pelos dentes e manipulado pela língua até a orofaringe. Essa cavidade é muito rica em receptores sensoriais que captam os estímulos gustativos, principalmente na língua, onde estão localizadas as papilas gustativas. Portanto, quando o sinal chega ao córtex gustativo, podemos perceber o sabor dos alimentos (sabor).
Por causa de seus músculos esqueléticos, a língua é um órgão que pode assumir diferentes formas e posições. Uma fina membrana mucosa cobre a língua, parcialmente dentro da boca e parcialmente nas bochechas da faringe (orofaringe). Os recursos de linguagem incluem a pronúncia das palavras. Formar palavras e forçar o alimento pela garganta como parte da deglutição durante a fala, além de mastigar, saborear e limpar a boca.