As proteínas são polímeros lineares construídos a partir de unidades monoméricas chamadas de aminoácidos, os quais são unidos ponta a ponta. A sequência dos aminoácidos ligados uns aos outros é chamada de estrutura primária. De maneira notável, as proteínas se dobram espontaneamente em estruturas tridimensionais, determinadas pela sequência de aminoácidos no polímero proteico. A estrutura tridimensional formada pelas pontes de hidrogênio entre os aminoácidos próximos uns dos outros é chamada de estrutura secundária, enquanto a estrutura terciária é formada por interações de longa distância entre os aminoácidos. A função da proteína depende diretamente desta estrutura tridimensional.
Portanto, as proteínas são a personificação da transição de um mundo unidimensional de sequências para um mundo tridimensional de moléculas capazes de realizar diversas funções. Muitas proteínas têm estruturas quaternárias, em que a proteína funcional é composta por várias cadeias polipeptídicas.
Tomando como referência os níveis de organização da estrutura de uma proteína, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A estrutura primária corresponde à sequência linear de aminoácidos que não é fundamental para determinar o padrão de dobramento da proteína.
( ) Na estrutura terciária, a proteína ainda não apresenta função, pois não houve a finalização do dobramento proteico para a estrutura quaternária.
( ) A estrutura secundária é composta por arranjos de aminoácidos que se repetem ao longo da cadeia proteica, como as estruturas alfa-helice e folha beta-pregueada.
() Na estrutura quaternária, duas ou mais cadeias polipeptídicas interagem entre si endo que cada uma
dessas cadeias é chamada de subunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.