As práticas pedagógicas são objeto de estudo fundamental no ensino superior e, sob diversos aspectos, podem trilhar diferentes concepções. Franco (2012, p. 152) concebe-as como “práticas sociais exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos”. Em sentido mais amplo, está relacionada ao contexto social, político e histórico de uma dada realidade. Parte-se, deste modo, da visão da totalidade, que envolve questões epistemológicas, sociais e históricas, um universo complexo e multifatorial. Sua estrutura baseia-se em decisões, princípios, ideologias e estratégias que somente podem ser percebidos no âmbito da totalidade (FRANCO, 2012). É uma concepção de prática pedagógica que transcende a sala de aula e as questões metodológicas em direção a uma prática social intencional. A prática pedagógica refere-se ao fazer pedagógico, não somente ao momento de execução –a aula, mas, sobretudo, ao processo de planejamento e avaliação. Por essa linha de raciocínio, relaciona-se com as atividades didáticas, abrangendo o cotidiano do trabalho docente em seus processos de ensino-aprendizagem.
(Revista Devir Educação, Lavras, vol.4, n.1, p.77-92jan./jun., 2020. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/157/111).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Tendo a Educação Superior seu núcleo energético na construção do conhecimento, impõe-se uma prática pedagógica condizente com a realidade.
PORQUE
II. O que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.