Leia este trecho do filósofo alemão Nietzsche:
“O corpo humano, no qual tanto o passado mais longínquo quanto o mais próximo de todo o devir orgânico torna-se de novo vivo e corporal, por meio do qual, sobre o qual, no qual e para além do qual parece fluir uma torrente imensa e inaudível: o corpo é um pensamento mais espantoso que a antiga alma”. (NIETZSCHE, 2011, p. 202)
Diante deste trecho, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Toma como verdade a alma, em detrimento do corpo, em razão da busca do conhecimento verdadeiro, e que a única forma de obter e produzir este conhecimento era pela razão, que era uma faculdade da alma, enquanto o corpo por meio dos sentidos e sensações, como sede, é capaz de enganar o ser humano.
b.
O filósofo alemão compreende que o corpo é somente uma mera extensão da inteligência (alma) e esta controla todas as ações e sensações, e, com isso, as tomadas de decisões são feitas a partir da racionalidade e da inteligência, onde o corpo é um mero instrumento a ser conduzido e controlado.
c.
Com este pensamento, Nietzsche foi um dos percussores da Era Moderna com o paradigma cartesiano, em que se julgava que a única forma de se adquirir conhecimento era por meio da razão e do pensamento intelectual.
d.
Ocorre uma crítica à junção entre o corpo e a mente, em que o corpo começa a ser entendido não somente com uma máquina, mas sim como uma estrutura que apresenta pensamentos e sensações, ganhando, assim, um novo significado diferente do que era difundido até a época.
e.
Ocorre uma crítica à separação do corpo e da mente, em que o corpo começa a ser entendido não somente com uma máquina, mas sim como uma estrutura que apresenta pensamentos e sensações, ganhando, assim, um novo significado diferente do que era difundido até à época.