A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que produz efeitos deletérios à saúde. Há um consenso na literatura de que sua etiologia é multifatorial. Os macrodeterminantes sociais da obesidade envolvem vários fatores socioeconômicos e culturais.
Fonte: MONTERO-LOPEZ, M. et al. Determinantes sociais da saúde e prevalência de sobrepeso-obesidade em mulheres urbanas, segundo nível socioeconômico. Hacia promoc. Salud, [S.l.], v. 26, n.2, p. 192-207, 2021.
Considerando o apresentado, assinale a alternativa que reflete corretamente um desses fatores:
Alternativas
Alternativa 1:
A globalização aumentou o tempo disponível para a preparação de refeições caseiras, reduzindo a dependência de alimentos ultraprocessados.
Alternativa 2:
A padronização da alimentação provocada pela globalização resultou na preservação das dietas tradicionais e na redução do consumo de alimentos industrializados.
Alternativa 3:
A expansão das oportunidades de emprego para mulheres não afeta o tempo disponível para a preparação de alimentos, resultando em uma dieta mais variada e saudável.
Alternativa 4:
A mecanização do trabalho e a substituição de refeições tradicionais por alimentos ultraprocessados levaram ao aumento da atividade física, compensando o menor gasto energético.
Alternativa 5:
A introdução de novas tecnologias e meios de transporte mecanizados contribui para uma redução do gasto energético e um aumento na dependência de alimentos ultraprocessados