"Atualmente, temos 118 elementos químicos presentes na tabela periódica, naturais e artificiais. Os naturais possuem número atômico = 92 (urânio), com exceção do tecnécio (Z=43) e promécio (Z=61). Os elementos com número atômico maior que 92 são considerados transurânios, pois estão além do urânio (U) que possui Z = 92, os quais possuem também propriedades radioativas. Os elementos com Z maior que 84 possuem isótopos radioativos, com exceção de poucos elementos com número menor [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, A. B. Rota de Aprendizagem: Espectroscopia. Curitiba: Intersaberes, 2022. p. 12.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2 de Espectroscopia sobre as características da força e da estabilidade nuclear, analise as seguintes afirmativas:
I. A estabilidade nuclear é obtida quando há a mesma quantidade de prótons e nêutrons presentes no núcleo. Essa estabilidade pode ser percebida em elementos químicos com Z menor que 20.
II. À medida que diminui o número de prótons (ou número atômico, pois Z = p), aumenta a repulsão entre as partículas.
III. Quando a relação número de nêutrons por número de prótons estiver mais próximo de 1, menor a probabilidade de este átomo ter um núcleo radioativo.
Estão corretas apenas as afirmativas: