(ENADE 2021) As transformações sociais decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa acarretaram análises diferentes da sociedade contemporânea e o surgimento de diferentes maneiras de interpretar a relação entre a educação e a sociedade.
Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre o teórico destacado e as características de sua interpretação sobre a relação entre educação e sociedade.
I. Émile Durkheim — A educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais. A educação contribui para a adaptação dos indivíduos à vida social, para que exerçam sua função social conforme, geralmente, sua origem de classe, e para a conservação da sociedade.
II. John Dewey — A educação é efeito da Natureza, dos homens e das coisas; não é outra coisa senão um hábito. Por sua vez, a sociedade é um pacto, e o homem chega a ser cidadão após educar-se com liberdade.
III. Jean-Jacques Rousseau — A educação deveria formar um novo homem, sintonizado com um mundo em constantes transformações. Somente uma nova escola, que valorizasse a experiência, criasse as condições para o desenvolvimento de um ser autônomo e fosse um ambiente de vivência democrática, poderia educar indivíduos capazes de influir positivamente na sociedade, tornando-a mais cooperativa e participativa, o que impõe considerar a experiência um conceito central nesse processo.
IV. Anísio Teixeira — A educação não é um privilégio. A política educacional brasileira deve contemplar um sistema de administração em que se juntem as vantagens da descentralização e autonomia com a integração unida dos três poderes - federal, estadual e municipal - do país.
V. Theodore Schultz — Deve-se ressaltar a ideia de capital humano, propondo-se a formação de habilidades e de habilidades necessárias para o aumento da produtividade e dos lucros da empresa, reforçando-se alguns princípios liberais, como o individualismo e o direito à propriedade.
São corretas apenas as correspondências estabelecidas em: