-
(1 ponto) a) A adição de 3 g de um composto a 250 g de naftaleno provocou um abaixamento crioscópico de 0,78 K. Calcule a massa molar do composto. Kf naftaleno = 6,94 K Kg/mol b) (1 ponto) A pressão osmótica de uma solução aquosa a 288 K é 99 kPa. Calcule o ponto de congelamento da solução. Kf água = 1,86 K Kg/mol
-
(1 ponto) A concentração inicial do reagente em uma reação de primeira ordem: A => produtos, é de 0,64 mol/L e a meia-vida é de 30 s.
a) Calcule a concentração do reagente exatamente a 60 s após o início da reação. b) Quanto tempo levaria para a concentração do reagente cair para um oitavo do seu valor inicial?
-
(1 ponto) A gaseificação de uma bebida foi feita com CO2 mantendo o gás sobre o líquido a uma pressão de 13 atmosferas.
a) Calcule a concentração de CO2 na bebida expressa em g/L. Dado: Kh CO2 = 2,3*10^-2 mol/L atm b) Explique por que, após a adição de CO2 na bebida, a garrafa é lacrada utilizando alta pressão no seu interior.
-
(1 ponto) Usando estas reações, encontre a variação de entalpia padrão para a formação de 1 mol de PbO(s) a partir de chumbo metálico e oxigênio gasoso:
PbO(s) + C (grafite) ==> Pb(s) + CO(g) ΔH = 106,8 KJ
2 C (grafite) + O2(g) ==> 2 CO(g) ΔH = -221,0 KJ
Se 250 g de chumbo reage com oxigênio para formar óxido de chumbo II, qual a quantidade de energia (em KJ) absorvida ou liberada?
- (1 ponto) Com relação à figura ao lado, responda:
a) Explique qual processo está sendo representado. b) O que representa os pontos a1, a2 e a'? c) O que representa a temperatura T2? d) O que ocorreu entre os pontos a2' - a3?