Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Julia

estudos gerais18/11/2024

1. A crônica é um gênero que costuma circular, primeiramente...

  1. A crônica é um gênero que costuma circular, primeiramente, na imprensa e, depois, ser publicada em livros.

  2. a) Onde foi publicada a crônica de Ivan Angelo que você leu? b) Em sua opinião, o que o leitor busca ao ler uma crônica na imprensa? c) Qual reflexão o cronista Ivan Angelo propõe ao leitor?

  3. Considerando o conceito de tempo à amploe complexo: Que tempo o narrador pretende abordar e como ele se sente em relação a esse tempo?

  4. Na frase "O tempo sobre o qual se conversa e no qual transitamos, transitores", qual é o sentido: a) da palavra transitamos? b) da palavra transitores?

  5. De acordo com o texto, o homem que desejou "comprimi o tempo" ao longo das épocas. a) Qual é a causa desse desejo e do que ele provocou, por exemplo, nos meios de transporte urbanos ao longo da história? b) Com as invenções feitas nessa área, o ser humano conseguiu o sonho de comprimir o tempo? Por quê?

  6. O texto estabeleceu uma oposição entre o modo como o tempo era sentido no passado e o modo como é sentido hoje. a) Qual é o sentido da expressão tempo elástico, no sexto parágrafo? b) Que exemplos o narrador cita para mostrar a antiga elasticidade do tempo? c) Que exemplos ele cita para ilustrar a percepção do homem atual sobre o tempo?

  7. Citando a "vida on-line" ou o "tempo real", o narrador analisa os efeitos desse tipo de tempo na vida concreta das pessoas. Quais são esses efeitos? Por que eles acontecem?

  8. A pressa e o desejo de comprimir o tempo levam naturalmente a pergunta: Para que temos pressa? a) Qual é a resposta do narrador a essa pergunta? b) Do ponto de vista do narrador, que efeito negativo tem a pressa sobre o relacionamento entre as pessoas?

  9. O narrador cita o ditado russo mencionado pelo escritor norte-americano Saul Bellow (1915-2005), uma frase do historiador romano Suetônio [69-141 d.C.], e, por fim, uma frase de sua mãe. a) O que todas essas citações têm em comum, em relação ao conceito de tempo? b) O que a mãe do narrador queria dizer com a frase "Corre devagar, menino!?" c) Deduzir. Se a mãe do narrador nunca leu Suetônio, de onde então vem o conhecimento dela sobre o assunto?

1. A crônica é um gênero que costuma circular, primeiramente, na imprensa e, depois, ser publicada em livros.

2. a) Onde foi publicada a crônica de Ivan Angelo que você leu?  b) Em sua opinião, o que o leitor busca ao ler uma crônica na imprensa?  c) Qual reflexão o cronista Ivan Angelo propõe ao leitor?

3. Considerando o conceito de tempo à amploe complexo: Que tempo o narrador pretende abordar e como ele se sente em relação a esse tempo?

4. Na frase "O tempo sobre o qual se conversa e no qual transitamos, transitores", qual é o sentido:  a) da palavra transitamos?  b) da palavra transitores?

5. De acordo com o texto, o homem que desejou "comprimi o tempo" ao longo das épocas. a) Qual é a causa desse desejo e do que ele provocou, por exemplo, nos meios de transporte urbanos ao longo da história?  b) Com as invenções feitas nessa área, o ser humano conseguiu o sonho de comprimir o tempo? Por quê?

6. O texto estabeleceu uma oposição entre o modo como o tempo era sentido no passado e o modo como é sentido hoje. a) Qual é o sentido da expressão tempo elástico, no sexto parágrafo?  b) Que exemplos o narrador cita para mostrar a antiga elasticidade do tempo?  c) Que exemplos ele cita para ilustrar a percepção do homem atual sobre o tempo?

7. Citando a "vida on-line" ou o "tempo real", o narrador analisa os efeitos desse tipo de tempo na vida concreta das pessoas. Quais são esses efeitos? Por que eles acontecem?

8. A pressa e o desejo de comprimir o tempo levam naturalmente a pergunta: Para que temos pressa?  a) Qual é a resposta do narrador a essa pergunta?  b) Do ponto de vista do narrador, que efeito negativo tem a pressa sobre o relacionamento entre as pessoas?

9. O narrador cita o ditado russo mencionado pelo escritor norte-americano Saul Bellow (1915-2005), uma frase do historiador romano Suetônio [69-141 d.C.], e, por fim, uma frase de sua mãe. a) O que todas essas citações têm em comum, em relação ao conceito de tempo?  b) O que a mãe do narrador queria dizer com a frase "Corre devagar, menino!?"  c) Deduzir. Se a mãe do narrador nunca leu Suetônio, de onde então vem o conhecimento dela sobre o assunto?
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros