Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Layla

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais26/08/2024

12. a seguir, você vai ler dois trechos de entrevistas. Expl...

  1. a seguir, você vai ler dois trechos de entrevistas. Explique a semelhança entre essas duas histórias e a diferença no registro das entrevistas. O primeiro trecho faz parte de entrevista de Eduardo Kobra, que você leu. A entrevista foi publicada em uma revista digital do segmento de negócios, portanto, direcionada a um público leitor adulto. O segundo trecho se refere a uma resposta que o jogador de futebol Neymar Jr. deu em uma entrevista a Bianca Coimbra, influenciadora digital e amiga pessoal, divulgada primeiro em uma rede social dela e, depois, em uma plataforma de conteúdos voltados para famílias brasileiras. "Minha história é autodidata, assim como a maior parte das pessoas da periferia. Com as dificuldades que qualquer menino nesse espaço tem, todos contra a questão da sobrevivência, porque muitas vezes os talentos são reprimidos. Paralelamente com a pintura trabalhei de motoboy, porque precisava me sustentar. Mas nunca parei de desenhar. Desde 1987, quando comecei, nunca mais parei." "Eu não tinha praticamente nada. Morava na casa dos meus avós, em um quartinho pequeno junto com minha mãe, minha irmã e meu pai. Graças a Deus nunca passei fome, mas óbvio que faltava aquele 'a mais'... aquela bolacha recheada, aquele brinquedinho. Ia ao mercado com os pais fazer as compras, você pedia e não podiam dar, o dinheiro não dava. Então me faltou isso", começou relembrando. LEITE, Helena. Neymar relembra infância difícil ao lado da família: 'Não tinha praticamente nada'. Pais&Filhos. São Paulo, 10 mar. 2021. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/neymar-relembra-infancia-dificil-ao-lado-da-familia-nao-tinha-praticamente-nada/. Acesso em: 18 jun. 2022. Compare as respostas dos entrevistados quanto à formalidade ou à informalidade da linguagem e responda às questões no caderno. Os trechos lidos apresentam registro mais formal ou mais informal? Justifique sua resposta com exemplos do texto. Em um dos trechos é possível perceber que a fala do entrevistado foi transcrita pela jornalista. Justifique no caderno.

Responde questão 12

12. a seguir, você vai ler dois trechos de entrevistas. Explique a semelhança entre essas duas histórias e a diferença no registro das entrevistas. 
O primeiro trecho faz parte de entrevista de Eduardo Kobra, que você leu. A entrevista foi publicada em uma revista digital do segmento de negócios, portanto, direcionada a um público leitor adulto. 
O segundo trecho se refere a uma resposta que o jogador de futebol Neymar Jr. deu em uma entrevista a Bianca Coimbra, influenciadora digital e amiga pessoal, divulgada primeiro em uma rede social dela e, depois, em uma plataforma de conteúdos voltados para famílias brasileiras.
"Minha história é autodidata, assim como a maior parte das pessoas da periferia. Com as dificuldades que qualquer menino nesse espaço tem, todos contra a questão da sobrevivência, porque muitas vezes os talentos são reprimidos. Paralelamente com a pintura trabalhei de motoboy, porque precisava me sustentar. Mas nunca parei de desenhar. Desde 1987, quando comecei, nunca mais parei."
"Eu não tinha praticamente nada. Morava na casa dos meus avós, em um quartinho pequeno junto com minha mãe, minha irmã e meu pai. Graças a Deus nunca passei fome, mas óbvio que faltava aquele 'a mais'... aquela bolacha recheada, aquele brinquedinho. Ia ao mercado com os pais fazer as compras, você pedia e não podiam dar, o dinheiro não dava. Então me faltou isso", começou relembrando.
LEITE, Helena. Neymar relembra infância difícil ao lado da família: 'Não tinha praticamente nada'. Pais&Filhos. São Paulo, 10 mar. 2021. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/neymar-relembra-infancia-dificil-ao-lado-da-familia-nao-tinha-praticamente-nada/. Acesso em: 18 jun. 2022.
Compare as respostas dos entrevistados quanto à formalidade ou à informalidade da linguagem e responda às questões no caderno.
Os trechos lidos apresentam registro mais formal ou mais informal? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
Em um dos trechos é possível perceber que a fala do entrevistado foi transcrita pela jornalista. Justifique no caderno.
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros