Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Keilane
2) A Igreja, na Idade Média, por meio de Leão III, coroou Ca...
A Igreja, na Idade Média, por meio de Leão III, coroou Carlos Magno como Imperador e apoiou a sua expansão territorial que, por sua vez, apoiou a expansão da Igreja e da cristandade pelas regiões dominadas
Para administrar esse grande território, o Império carolíngio reestabeleceu o uso da escrita na administração e a educação voltava-se, fundamentalmente, para a formação de funcionários para o exercício do poder no Estado. É nesse Império que surgiu uma nova escrita/caligrafia, a minúscula carolíngia, dando uma nova estética para os textos. Surgiram, também, as pinturas decorativas de textos, as correções dos textos da Sagrada Escritura e o desenvolvimento da arquitetura com o transepto (o prolongamento da Igreja formando uma cruz), com as torres das Igrejas e com seus portais.
Assinale a alternativa CORRETA para indicar que o ensino clássico foi substituído, no início do período medieval, por outra escola, que foi:
Alternativas:
a)
A escola nova, com base em John Dewey.
b)
A escola jesuítica, que funcionava ao lado dos centros religiosos (monastérios, abadias, etc.) e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado, quase todos religiosos, por serem quase os únicos alfabetizados.
c)
A escola cristã, que funcionava ao lado dos centros religiosos (monastérios, abadias, cenóbios, catedrais etc.) e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado, quase todos religiosos, por serem quase os únicos alfabetizados.
d)
A escola libertária, sob influência dos anarquistas.
e)
A escola pública, gratuita, universal e laica.
3)
A escrita alfabética nasceu na Grécia, apenas por volta do século V a.C. Antes dela havia outras formas de registro e de escrita. Ela passou a ser caracterizada como responsável por uma democratização da comunicação e da própria formação porque permitia que todos os cidadãos fizessem parte da educação. Mas, isso não ocorreu sem resistência e por muito tempo ela foi vista como indigna do nobre.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
Por exemplo, Platão, educador de Aristóteles condenava a prática de se ensinar pela escrita porque considerava uma maneira se acesso ao conhecimento não segura, que poderia chegar a pessoas não dignas dos conhecimentos transmitidos apenas a castas superiores.
PORQUE
Aristóteles, seu discípulo, foi um dos defensores da escrita como meio de aprender, considerando esse aprendizado um bem para a polis.
A respeito dessas asserções e a relação entre elas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Nesse período da Idade Média, a ideia de uma escola de Estado é completamente suprimida. Os mosteiros, cenóbios e catedrais medievais, com suas disciplinas rígidas de isolamento e do ascetismo (desvalorização dos aspectos corporais e da sensibilidade humana), tornaram-se importantes centros de cultura medieval, guardando importantes obras do período clássico (greco-romano), traduzindo e reproduzindo (os monges copistas) essas obras. Sobre essas escolas medievais, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V, de Verdadeiras ou F, de Falsas.
( ) Predominaram dois tipos de escolas: as das catedrais, nos centros urbanos e as dos mosteiros ou cenóbios, no campo.
( ) As catedrais ensinavam as crianças das classes populares nas escritas do alfabeto. Já os cenóbios formavam os próprios quadros da igreja, muitas vezes resgatando crianças órfãs vindas do exterior, os chamados meninos oblatos.
( ) As catedrais, pertencentes ao clero secular, de uma forma geral, mantiveram por mais tempo alguns elementos da cultura clássica, tendo os cenóbios, do clero regular, a rejeitado em todo o seu conjunto.
( ) As escolas religiosas, primeiramente, formavam os sacerdotes que iriam, depois, se tornarem homens livres, desvinculados da Igreja.
Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a sequência de afirmações Verdadeiros e/ou Falsas:
Alternativas:
a)
V – V – F – V
b)
V – V – F – F
c)
F – V – V – V
d)
V – V – V – F
e)
V – V – V – V
5)
Por suas proposições, Lutero acabou expulso da igreja Católica e fundou a sua própria igreja (Igreja Lutarana, como ficou comumente conhecida). Tanto ele insistiu em suas ideias que acabou conseguindo do imperador, Carlos V, no ano de 1549, o decreto que zelava pelas escolas, mantidas pelo Estado. Sendo assim, a Alemanha se adianta na proposição de uma escola mantida pelo Estado:
Embora aqui não apareça claramente a exigência de uma cultura popular, é, porém, de grande importância histórica a tomada de consciência do valor laico estatal da instrução, concebida não mais como algo reservado aos clérigos, mas como fundamento do próprio Estado. E, é preciso acrescentar, do Estado moderno, embora ainda conserve o nome Sacro Império Romano: muitos fermentos modernos se agitam efetivamente no seu interior. (MANACORDA, 2002, p. 199).
Sobre as propostas de Lutero analise as afirmações a seguir:
I. O monge agostiniano não apenas defendia as ideias expostas, mas também, questionava a instrução sob dois aspectos, o do trabalho e o da intelectualidade.
II. Suas proposições não garantiram que as divisões sociais fossem ser superadas, mas ao menos as classes da produção seriam parte de um processo comum na instrução.
III. Ele propunha que os estudos estivessem concentrados nas línguas em primeiro lugar, o latim, o grego, o hebraico e o alemão para que então se pudesse ir às Sagradas Escrituras.
IV. A relação estabelecida entre estudo e trabalho se dava porque ele defendia que a frequência escolar deveria ser de duas horas diárias para que o restante do tempo se aprendesse com a família.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais afirmações são verdadeiras:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
III e IV, apenas.
d)
I, II e III, apenas.
e)
II, III e IV, apenas.
A Igreja, na Idade Média, por meio de Leão III, coroou Carlos Magno como Imperador e apoiou a sua expansão territorial que, por sua vez, apoiou a expansão da Igreja e da cristandade pelas regiões dominadas Para administrar esse grande território, o Império carolíngio reestabeleceu o uso da escrita na administração e a educação voltava-se, fundamentalmente, para a formação de funcionários para o exercício do poder no Estado. É nesse Império que surgiu uma nova escrita/caligrafia, a minúscula carolíngia, dando uma nova estética para os textos. Surgiram, também, as pinturas decorativas de textos, as correções dos textos da Sagrada Escritura e o desenvolvimento da arquitetura com o transepto (o prolongamento da Igreja formando uma cruz), com as torres das Igrejas e com seus portais.
Assinale a alternativa CORRETA para indicar que o ensino clássico foi substituído, no início do período medieval, por outra escola, que foi:
Alternativas:
a) A escola nova, com base em John Dewey. b) A escola jesuítica, que funcionava ao lado dos centros religiosos (monastérios, abadias, etc.) e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado, quase todos religiosos, por serem quase os únicos alfabetizados. c) A escola cristã, que funcionava ao lado dos centros religiosos (monastérios, abadias, cenóbios, catedrais etc.) e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado, quase todos religiosos, por serem quase os únicos alfabetizados. d) A escola libertária, sob influência dos anarquistas. e) A escola pública, gratuita, universal e laica. 3) A escrita alfabética nasceu na Grécia, apenas por volta do século V a.C. Antes dela havia outras formas de registro e de escrita. Ela passou a ser caracterizada como responsável por uma democratização da comunicação e da própria formação porque permitia que todos os cidadãos fizessem parte da educação. Mas, isso não ocorreu sem resistência e por muito tempo ela foi vista como indigna do nobre.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
Por exemplo, Platão, educador de Aristóteles condenava a prática de se ensinar pela escrita porque considerava uma maneira se acesso ao conhecimento não segura, que poderia chegar a pessoas não dignas dos conhecimentos transmitidos apenas a castas superiores.
PORQUE
Aristóteles, seu discípulo, foi um dos defensores da escrita como meio de aprender, considerando esse aprendizado um bem para a polis.
A respeito dessas asserções e a relação entre elas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. 4) Nesse período da Idade Média, a ideia de uma escola de Estado é completamente suprimida. Os mosteiros, cenóbios e catedrais medievais, com suas disciplinas rígidas de isolamento e do ascetismo (desvalorização dos aspectos corporais e da sensibilidade humana), tornaram-se importantes centros de cultura medieval, guardando importantes obras do período clássico (greco-romano), traduzindo e reproduzindo (os monges copistas) essas obras. Sobre essas escolas medievais, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V, de Verdadeiras ou F, de Falsas.
( ) Predominaram dois tipos de escolas: as das catedrais, nos centros urbanos e as dos mosteiros ou cenóbios, no campo.
( ) As catedrais ensinavam as crianças das classes populares nas escritas do alfabeto. Já os cenóbios formavam os próprios quadros da igreja, muitas vezes resgatando crianças órfãs vindas do exterior, os chamados meninos oblatos.
( ) As catedrais, pertencentes ao clero secular, de uma forma geral, mantiveram por mais tempo alguns elementos da cultura clássica, tendo os cenóbios, do clero regular, a rejeitado em todo o seu conjunto.
( ) As escolas religiosas, primeiramente, formavam os sacerdotes que iriam, depois, se tornarem homens livres, desvinculados da Igreja.
Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a sequência de afirmações Verdadeiros e/ou Falsas:
Alternativas:
a) V – V – F – V b) V – V – F – F c) F – V – V – V d) V – V – V – F e) V – V – V – V 5) Por suas proposições, Lutero acabou expulso da igreja Católica e fundou a sua própria igreja (Igreja Lutarana, como ficou comumente conhecida). Tanto ele insistiu em suas ideias que acabou conseguindo do imperador, Carlos V, no ano de 1549, o decreto que zelava pelas escolas, mantidas pelo Estado. Sendo assim, a Alemanha se adianta na proposição de uma escola mantida pelo Estado:
Embora aqui não apareça claramente a exigência de uma cultura popular, é, porém, de grande importância histórica a tomada de consciência do valor laico estatal da instrução, concebida não mais como algo reservado aos clérigos, mas como fundamento do próprio Estado. E, é preciso acrescentar, do Estado moderno, embora ainda conserve o nome Sacro Império Romano: muitos fermentos modernos se agitam efetivamente no seu interior. (MANACORDA, 2002, p. 199).
Sobre as propostas de Lutero analise as afirmações a seguir:
I. O monge agostiniano não apenas defendia as ideias expostas, mas também, questionava a instrução sob dois aspectos, o do trabalho e o da intelectualidade.
II. Suas proposições não garantiram que as divisões sociais fossem ser superadas, mas ao menos as classes da produção seriam parte de um processo comum na instrução.
III. Ele propunha que os estudos estivessem concentrados nas línguas em primeiro lugar, o latim, o grego, o hebraico e o alemão para que então se pudesse ir às Sagradas Escrituras.
IV. A relação estabelecida entre estudo e trabalho se dava porque ele defendia que a frequência escolar deveria ser de duas horas diárias para que o restante do tempo se aprendesse com a família.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais afirmações são verdadeiras:
Alternativas:
a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) II, III e IV, apenas.