2/10 - Em epidemiologia, a razâo de prevalência (RP) e o risco relativo (RR) são medidas de associação que permitem compreender a relação entre uma exposição e um desfecho. Em um estudo sobre a relação entre tabagismo e câncer de pulmão, foi encontrado que a incidência de câncer de pulmão entre os fumantes é de 20%, enquanto entre os não fumantes é de 5%. Com base nessas informações e nas definições de RP e RR, qual das seguintes afirmações é verdadeira?
0 4, o que indica que os fumantes têm 4 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão em comparação com os não fumantes. A razão de prevalência não pode ser determinada com as informações fornécidas. O RR, na realidade, é 4, e não 0.25 . O RR é 4, e não 1 , indicando uma diferença significativa na ocorrência de câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes. REŚPOSTA: A resposta está no item 3,2 do e-book.
O risco relativo nesse caso é de 4 , indicando que os fumantes, têm 4 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
Tanto a razão de prevalência quanto o risco relativo nesse caso são de 1 , indicando que não há diferença na ocorrência de câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes.
A razão de prevalência nesse caso é de 4, indicando que o câncer de pulmão é 4 vezes mais prevalente entre os fumantes.
O risco relativo nesse caso é de 0.25 , indicando que os fumantes têm um risco 4 vezes menor de desenvolver câncer de pulmão.
A razão de prevalência nesse caso é de 0.25 , indicando que o câncer de pulmão é 4 vezes menos prevalente entre os fumantes.