- 30 guns termos, quando empregados, indicam a fors, argumentativa do enunciado. operadores argumentativos foram colocados em destaque. π2eho 1
A história, enfim, mostra que imigrantes nâo roubam empregos. Eles criam entipregos. […]
Trecho 2
[...] É difícil transferir instituições canadenses para o Camboja, mas é fácil para uma família cambojana transferir-se para o Canadá".
- Quais são os efeitos de sentido que as palavras em destaque produzem nos trechos?
- NO artigo predomina o registro formal da língua. Considerando o gênero textual, qual é o efeito de sentido gerado pelo uso desse registro?
- Como você viu, o objetivo da argumentação é convencer o interlocutor, de modo que ocorra sua adesão ao que é defendido. Por exemplo, diante da tese defendida no artigo, há aqueles que concordam, os que discordam e, ainda, aqueles que pro curam um equilíbrio entre um posicionamento e outro. Esses posicionamentos sã denominados movimentos argumentativos. Veja a seguir.
\begin{tabular}{|l|l}
\hline De sustentação & \begin{tabular}{l}
Quando se apresenta argumentos concordando com o que foi \
apresentado inicialmente.
\end{tabular} \
\hline De refutação & Quando se contesta os argumentos do interlocutor. \
\hline De concessão & Quando se apresenta uma tese que apoia as posições em disp \
\hline
\end{tabular}
Com um colega, leiam o argumento a seguir e, depois, respondam às atividades
[...] de cara, imigrantes ampliam o mercado consumidor [...]. Num se momento, [...] boa parte deles cria negócios. Abre novas empresas.
Esse argumento concorda com a tese defendida ou discorda dela? Que tipo de argumentativo está evidente nesse trecho?
Agora, tentem elaborar argumentos contestando essa tese.
Elaborem, também, argumentos que apoiem a tese defendida no trecho.
artigo de opinião é organizado em introdução, desenvolvimento e iução, é contextualizada e/ou apresentada a queståo que está sendo volvimento, explicita-se um posicionamento por meio de argumento nentos; a conclusão é a parte em que se finaliza e sintetiza as ideias das no texto. Quanto à linguagem, cabe ao articulista adequá-la ao e da secão ou editoria em que será feita a publicação.