A cromatografia em camada delgada (CCD) é uma técnica experimental empregada para separar os componentes de uma mistura. Esta técnica consiste em aplicar a amostra na base de uma placa de silica, que é marcada como o início do teste. Em seguida, essa placa é imersa perpendicularmente em um solvente, de tal forma que ele percorra toda a placa por capilaridade até seu ápice, marcando o fim do teste. O princípio de separação desta técnica consiste em separar as substâncias de uma mistura a partir das diferenças entre suas polaridades. Assim, substâncias mais polares apresentam uma migração menor (ficando mais próximas do início da 'corrida') em comparação com substâncias menos polares. Na Figura 3.30, encontram-se diferentes resultados de uma análise por CCD.
Figura 3.30 | Diferentes perfis cromatográficos de três substâncias diferentes
Fonte: PENHA, Eduardo Tanoue da; FROTA, Carlise. Fundamentos de Química Orgânica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Considerando que cada mancha é referente a um tipo de substância, a opção que corresponde ao perfil cromatográfico esperado de uma mistura contendo uma amina primária (1°), secundária (2°) e terciária (3°) é:
A. IV
B. I
C. II
D. III
E. V