A doença de Newcastle (DNC) é uma doença viral, altamente contagiosa, que acomete aves comerciais e silvestres resultando em sinais clínicos respiratórios seguidos por manifestações nervosas, digestórias e sistêmicas. O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil estabelece uma série de orientações técnicas para os Médicos Veterinários e envolvidos na produção de aves quanto às medidas de suspeita, identificação e notificação para a doença de Newcastle. A doença de Newcastle é uma enfermidade que apresenta grandes impactos econômicos no mundo e é considerada uma enfermidade de letalidade variável conforme a variante do vírus e a saúde da ave.
FONTE: BRASIL, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Plano de Vigilância para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, 2022.
Assinale a alternativa que apresenta características corretas referentes a doença de Newcastle em aves comerciais.
O vírus da Doença de Newcastle é classificado como um Influenza do tipo A e está distribuído de forma cosmopolita. A utilização de vacinas com variantes do Influenza A inativados contribuem para uma boa imunidade ativa e passiva nos rebanhos avícolas.
A Doença de Newcastle pode ocorrer com a presença de quadros respiratórios e neurológicos. As variantes do vírus podem ser classificadas como velogênicas, mesogênicas e lentogênicas.
A principal forma de transmissão da Doença de Newcastle é a forma vertical. Matrizes infectadas geram ovos e pintinhos infectados que transmitem de forma direta e indireta o vírus. O controle da doença acontece principalmente por eliminação de aves reprodutoras positivas nos plantéis avícolas e pela adoção de vacinas na plantéis comerciais.
As lesões causadas pela Doença de Newcastle se concentram no aparelho reprodutor da ave e no sistema endócrino. O paramixovírus aviário tipo 1 possui tropismo por células com resíduo de ácido siálico e infectam essas células gerando a presença de corpúsculos de inclusão.
Na doença de Newcastle identificamos lesões similares a doença de Gumboro como destruição de linfócitos B, edema e hemorragia na bolsa cloacal ou Bursa de Fabricius e aplasia de medula óssea vermelha.