“A doutrina de Freud difundiu-se por todo o mundo, mesmo antes do seu falecimento em 1939, em Londres. Atualmente, notamos que a Psicanálise influencia vários campos da atividade humana, principalmente, a Psiquiatria. É grande, também, o número de psicanalistas dedicados a aplicar a Psicanálise à educação da infância.” (BARROS, Célia S. G. Pontos de Psicologia Geral. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 60). Quanto à interseção entre a Psicanálise e a Educação, é CORRETO afirmar:
A)
Ao referir-se à educação, Freud propõe uma ética baseada no imaginário; sua concepção é a de uma educação para a imaginação e fantasia.
B)
A concepção psicanalítica relativiza a relação discente-docente, posto que, na visão freudiana, os comportamentos dos alunos frente aos professores podem ser compreendidos a partir das vivências dos discentes com seus pais, durante a primeira infância.
C)
Na visão psicanalítica, a educação se torna libertadora quando mantém o desconhecimento dos desejos e dos conflitos entre esses desejos.
D)
Pais e professores, apoiados pela Psicanálise, desenvolveram a capacidade de prever e de controlar, irrestritamente, o comportamento de seus filhos e alunos.
E)
As análises de Freud que relacionam o comportamento apresentado pelo indivíduo em sua vida adulta com episódios de sua vida infantil influenciam as práticas pedagógicas.