A ocupação de terras no Brasil durante o século XVI se deu mediante o sistema de capitanias hereditárias, ou seja, quinze faixas que cortavam o continente latitudinalmente, terras concedidas como benefício aos donatários portugueses para que eles administrassem o território e intermediassem o trabalho de ocupação e exploração do território em nome da Coroa. O sistema de capitanias, por sua característica de grande extensão territorial, permitia ainda as condições ideias para a instalação do complexo de produção açucareiro, composto pelas características que ficarão conhecidas como sistema de plantation. monocultura, latifúndio e utilização de trabalho escravo.
Considerando os conhecimentos sobre o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso.
() Como eram consideravelmente amplas as faixas de terras doadas, a formação de latifúndios seria privilegiada.
() Os latifúndios não são mais marca predominante da atividade agrícola brasileira contemporânea.
() A formação de latifúndios se dá, principalmente, pela forma de divisão privilegiada de cada uma dessas capitanias: a doação das sesmarias.
() As sesmarias eram lotes de terras distribuídos pelos donatários a um beneficiário que faria uso daquelas terras com o objetivo de cultivá-las ou explorar suas riquezas.
Agora, marque a sequência correta:
A. V-V-V-V
B. F.V.V.V
C. V.V.V.F
D. V.F.V.V
E. V.V.V.F