A pedagogia não diretiva é inspirada nos estudos de Carls Rogers, especialmente em sua Terapia Centrada no Paciente. Sua ideia principal relaciona-se a promoçâo de uma aprendizagem significativa, ou seja, os conteúdos precisam ter significado para o aluno, centro do processo de aprendizagem. Para Rogers (1985), o individuo tende a ignorar e expulsar da percepção as informações sobre o que é real que nào correspondem com as nossas expectativas, ou seja, as informações que os outras tentam impor a nós como verdades absolutas, como acontece no ensino tradicional.
Fonte: MONTEIRO, Marcelo Moura: MIESSE, Maria Carolina. Transtornos Globais do Desenvolvimento: Ensino e Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Considerando as informaçòes apresentadas, avalie as asserçöes a seguir e a relação proposta éntre elas.
- A pedagogia nâo diretiva, influenciada pelos estudos de Carl Rogers, tem em vista promover uma aprendizagem significativa, na qual os conteúdos têm significado para o aluno, centrando o processo de ensino na experiência do estudante.
PORQUE
II. Nessa tendéncia pedagógica, o professor é considerado um facilitador do processo de aprendizagem, devendo confiar e demonstrar empatia pelo seu aluno e pela forma com a qual assimila o conhecimento, sendo uma prática pedagógica baseada no clima de liberdade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
As asseŗōes ı ell são proposições verdadeiras, e a llé uma justificativa correta da I.
As asserções I e II sâo proposiçōes verdadeiras, mas a ll não é uma justificativa correta da L.
A asserção lé uma proposição verdadeira, e a ll é uma proposiçõo falsa.
G
A asserção I é uma proposição falsa, e a ll e uma proposição verdadeira.